Conheça os benefícios do adubo obtido pela compostagem e veja como usá-lo Veja por que o adubo da compostagem é um aliado da agricultura
Composta+
A compostagem é uma alternativa mais sustentável de destinação dos resíduos orgânicos. É um processo que permite maior aproveitamento de restos de alimentos, transformando o que chamamos de “lixo” em algo com mais valor: adubo.
Com as milhares de toneladas descartadas todos os dias, o potencial sustentável é gigantesco. E a Composta+, empresa de compostagem, explica como é possível transformar até 50% do total de resíduos coletados em um adubo nutritivo e pronto para ser utilizado na agricultura.
Compostagem: um ciclo sustentável
O primeiro passo da compostagem é a separação correta dos resíduos orgânicos. Com o devido descarte, a Composta+ realiza a coleta e transporte de cerca de 20 toneladas de resíduos orgânicos por dia, de seus clientes empresariais ou residenciais.
Para a compostagem desses resíduos, o método usado é o termofílico. A partir da ação de microrganismos e do aumento de temperatura da massa composta, os patógenos e as sementes presentes nos resíduos são inviabilizadas, assim, se tornando aptos para o uso no solo.
Após receber o tratamento correto, todos esses resíduos, que antes teriam o fim de sua vida útil em aterros sanitários, agora são transformados em adubo. Com o papel de fertilizante, perfeito para prover nutrientes para novas plantas, o adubo da compostagem gera um ciclo muito mais sustentável para o planeta.
Ciclo sustentável gerado pela compostagem
Composta+
Como o adubo da compostagem pode ser aproveitado?
Por ser um poderoso condicionante de solo, o adubo que vem da compostagem é mais saudável química e fisicamente. Aline Okahara, engenheira agrônoma e representante da Composta+, explica o que faz ele ser tão nutritivo para as plantas:
Adição de Nitrogênio: auxilia no crescimento de folhas e promoção da fotossíntese.
Adição de Fósforo: promove o crescimento de raízes, flores, frutos e sementes.
Com um solo saudável, as plantas possuem não só um substrato adequado para seu crescimento, mas também contam com a ação benéfica da macro (minhocas) e da microfauna (fungos e bactérias) do ambiente.
Para isso, a recomendação da engenheira é a incorporação do adubo no solo, ou diretamente “na cova”. Visto que, apenas lançar o fertilizante na superfície não oferece o melhor aproveitamento dos nutrientes e da redução de perdas por intempéries.
O adubo da Composta+
Especialista em compostagem e já com 5 anos de atuação, a Composta+ produz aproximadamente 200 toneladas de adubo por mês.
Inicialmente, esse material era destinado aos clientes da empresa, que ao destinar os seus resíduos, recebem uma recompensa mensal em formato de adubo orgânico e mudas de hortaliça. A partir desse ano, no entanto, a Composta+ passa também a comercializar o seu adubo, em sacos de 5 kg, 20 kg ou no formato a granel.
O fertilizante, que é um aliado na agricultura e jardinagem, já é entregue pronto para o uso, podendo ser incorporado diretamente no solo. Aline ainda cita algumas das utilizações mais comuns: gramados, plantas ornamentais de jardim e de vaso, frutíferas, hortaliças, flores e produção de mudas.
Saiba mais sobre a Composta+ e veja como adquirir