19 de janeiro de 2025

Brasileiros de outros estados tentam ajudar gaúchos

Resgatistas de várias partes do Brasil estão indo para as zonas de desastre em missões arriscadas; 10 estados enviaram ajuda. Uma onda de solidariedade também mobiliza entidades assistenciais, clubes, igrejas e empresários de várias partes do país. Brasileiros de outros estados estão tentando ajudar os gaúchos.
A ajuda veio do céu para uma família que se refugiou no telhado de um galpão em Lajeado, no Rio Grande do Sul. A aeronave e os tripulantes foram enviados pelo Batalhão de Operações Aéreas do Paraná, um trabalho delicado que salva crianças, idosos e pessoas doentes.
Resgatistas de várias partes do Brasil estão indo para as zonas de desastre em missões arriscadas. Até o momento, seguiram para o Rio Grande do Sul bombeiros do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e até dos estados do Pará e de Rondônia, que ficam a aproximadamente 4 mil quilômetros de distância. São Paulo e Paraná enviaram, além de bombeiros, aeronaves da Polícia Militar com tripulação especializada em resgates.
Mas o maior contingente de fora é das Forças Armadas: 626 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica participam das operações.
Uma onda de solidariedade mobiliza entidades assistenciais, clubes, igrejas e empresários de várias partes do país.
Na sede da LBV em São Paulo, voluntários organizam o envio de toneladas de produtos de limpeza para as regiões mais castigadas pela enchente.
“Até agora, a gente arrecadou mais de 10 toneladas de doações neste posto de arrecadação em São Paulo, fora também doação que temos no Rio Grande do Sul”, afirma Rodrigo de Oliveira, porta-voz da LBV.
Resgate em Bento Gonçalves
JN
Em Guarapuava, no Paraná, uma empresa transportadora de grãos disponibilizou um caminhão para levar as doações dos moradores da cidade.
“Tentar abraçar a causa, trazendo outras pessoas que querem ajudar e não sabia de qual forma”, diz o empresário José Felipe Camargo.
A prioridade, neste momento, continua sendo a de encontrar pessoas ilhadas. Nesta sexta-feira (3), na região de Lajeado, uma equipe da Marinha retirou um homem da casa alagada.
Os bombeiros do Rio resgataram um casal em Bento Gonçalves. A família passou três dias sem conseguir contato com eles.
“Pessoal do Rio de Janeiro aí, a gente agradece. Mesmo com clima complicado, tiveram coragem. São heróis. Muito obrigado, pessoal. Valeu”, agradeceu parente dos resgatados.

Mais Notícias