Lideranças femininas do agronegócio se reuniram no espaço ABCZ Mulher para rodas de conversa sobre o trabalho no campo As palestras do evento ‘De potência para potência’ aconteceram entre os dias 29 e 30, como parte da programação da 89ª ExpoZebu – Genética Além Fronteiras.
“Foi uma pequena amostra do tanto que as mulheres têm feito pelo agronegócio e pela união da classe. Falamos sobre manejo e todas essas novas técnicas, de manejo racional e boas práticas. As mulheres estão andando junto com os homens nessas novas formas de lidar com o agro, com os animais. Foi muito enriquecedor”, contou a conselheira consultiva da ABCZ, Leda Garcia de Souza.
Encontro entre criadoras na ABCZ mulher
Banco de imagens ABCZ
Também foi aberto espaço para compartilhamento de experiências entre as participantes. Para a criadora Renata Camargos Paranhos foi um momento valioso para se conectar com outras pecuaristas e compartilhar experiências, desafios e lutas como mulher no campo.
“Foi muito falado de gestão da fazenda, da propriedade; sobre a necessidade de estar por dentro das receitas, despesas, ter tudo nas mãos; da doma animal e como é importante para visar o financeiro lá na frente e para o bem-estar animal, da família, dos peões. Tudo isso está envolvido na fazenda”.
O espaço ABCZ Mulher também incentiva o empreendedorismo feminino e conta com 13 estandes de empreendedoras que estão comercializando diversos tipos de produto – roupas, sapatos, acessórios, vinhos, artesanatos, entre outros.
“Desde o primeiro ano eu tive um resultado maravilhoso, tanto que estou até hoje e pretendo continuar”, comemorou a expositora Ana Paula Ciabotti.
A expectativa é que o local receba mais de 400 visitantes por dia até o final da feira.
A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, NEOGEN, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura Municipal de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.