Cidade registrou temperaturas máximas acima dos 33ºC durante cinco dias seguidos entre o fim de abril e início de maio. Antes, o aviso era amarelo e indicava perigo potencial para onda de calor na região. Com temperaturas de até 37ºC, Inmet muda para laranja o alerta de perigo de onda de calor na região de Piracicaba; entenda cores
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta de perigo para onda de calor na região de Piracicaba de amarelo para laranja nesta sexta-feira (3). O comunicado emitido tem validade até o fim de domingo (5) e indica risco à saúde devido às altas temperaturas, quando os termômetros podem bater máximas de 37ºC, segundo a previsão meteorológica. – 🌡️Veja detalhes, abaixo.
Antes, o aviso era amarelo e indicava perigo potencial para onda de calor na região. Segundo o Inmet, para que seja considerado o registro de onda de calor, o município precisa ter cinco dias consecutivos de temperaturas 5ºC acima da marca prevista para determinado mês.
Entenda o que significam as cores do alerta os graus de severidade, a seguir:
🟡Alerta amarelo: perigo potencial
🟠Alerta laranja: perigo
🔴Alerta vermelho: grande perigo
1ª onda de calor do outono 🌡️
Piracicaba (SP) registrou a primeira onda de calor no último dia 30 de abril desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começou a monitorar a cidade em 2006. O município teve temperaturas acima dos 33ºC nos últimos cinco dias consecutivos em abril e as máximas continuam ultrapassando essa marca, conforme dados do Centro Integrado de Informações Agrometereológicas (Ciiagro).
A temperatura média para o mês de abril e maio, verificada pelo Inmet desde 2006, não ultrapassa os 28ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia já tinha emitido alerta de perigo potencial para onda de calor, com risco à saúde, devido a previsão de temperaturas 5ºC acima da média durante período de 3 até 5 dias, na última terça-feira (30).
O primeiro comunicado tinha validade até às 20h desta quinta-feira (2). Os termômetros previam mínimas de 21ºC e máximas de 36ºC até esta sexta-feira.
Inmet emite alerta de perigo potencial para onda de calor na região de Piracicaba
Reprodução/Inmet
A umidade relativa do ar diária em abril de 2024 foi de 33,1%, de acordo com medição do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Uma onda de calor que pode derrubar a umidade relativa do ar.🧾A recomendação é que os moradores da região sigam algumas orientações como:
💧 Beber bastante líquido;
🥵 Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
🌡️ Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
🚿 Utilizar umidificadores de ar se possível, hidratar a pele e evitar banhos muito quentes para não ressecar a pele.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Calor na região de Piracicaba: recomendação é se hidratar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes
Reprodução/EPTV
Chuvas
Em abril, o volume médio de chuvas é de 71,18 milímetros. Na manhã desta segunda-feira (29), o Rio Piracicaba registrava 37 milímetros de chuvas acumuladas em todo mês, quantidade 85,3% menor que esperado. Até esta terça-feira (30), a cidade Piracicaba registrou volume de chuva acumulado de 50 milímetros.
Previsão do tempo ☀️
Confira a previsão do tempo para o fim de semana e segunda-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia:
Sexta -feira (3)
Mínima de 21ºC e máxima de 35ºC. Sol e aumento de nuvens de manhã, com previsão de 5 milímetros de chuvas.
Sábado (4)
Mínima de 20ºC e máxima de 36ºC. Não chove. Sol com poucas nuvens durante o dia e aumento à tarde.
Domingo (5)
Mínima de 21ºC e máxima de 37ºC. Sol com poucas nuvens durante o dia.
Segunda-feira (6)
Mínima de 19ºC e máxima de 35ºC. Sol com poucas nuvens.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
A
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba