Equipamento passará em maternidades infantis da cidade para recolher leite doado, que serão direcionados a bebês internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) neonatais. Santos, SP, lança unidade móvel de coleta de leite humano
Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, lançou uma unidade móvel de coleta de leite humano. O serviço funciona dentro de uma van e passará em maternidades infantis da cidade para recolher leite doado, que será destinado ao único Banco de Leite Humano do município, localizado no Hospital Guilherme Álvaro (HGA).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O serviço foi lançado no mês do 11º aniversário do programa Mãe Santista, que cuida da mãe e do bebê do pré-natal ao segundo ano de vida. Segundo a administração municipal, a expectativa é aumentar a quantidade de leite doado e, consequentemente, fortalecer a saúde dos bebês em UTI.
A van irá percorrer toda a cidade, inclusive policlínicas, principalmente, em dias de grupo de aleitamento materno. Durante as paradas, uma equipe irá orientar as mães sobre a importância da amamentação, as convidando para doarem leite. A retirada é feita dentro do espaço móvel. O ambiente é 100% climatizado, dentro das normas voltadas à prevenção de infecções.
A ordenha do leite poderá ser realizada por até duas mães simultaneamente, que serão acompanhadas por técnicos e separadas por uma divisória para mais privacidade. O alimento doado é armazenado em um refrigerador até a entrega.
Equipe irá orientar as mães sobre a importância da amamentação, as convidando para doarem leite.
Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
Após o processo de doação, o leite será oferecido a bebês internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) neonatais dos hospitais do município: Guilherme Álvaro (estadual), Silvério Fontes e Estivadores, e em maternidades de outras cidades da região.
A aquisição do veículo e a equipagem foram feitas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Deab). O investimento foi de R$ 411 mil.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos