Entre sabres de luz e filantropia, membros da ‘501st Legion’, fã clube oficial da franquia, celebra relançamento de filme em cinema de Campinas trajados como personagens. Star Wars Day: fã de Kylo Ren surpreende com fidelidade de traje
Maio é especial para todos os fãs de Star Wars, pois além de ser o mês de lançamento do primeiro filme, em 1977, o dia 4 passou a ser reconhecido como data de maior celebração dos amantes da saga (entenda abaixo).
E neste ano, o presente é o relançamento nos cinemas de “Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma”. Em Campinas, um fã é referência no assunto e chama atenção pela fidelidade nos trajes de personagens, como o de Kylo Ren – assista acima.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Luiz Azzamaster é o único “oficial” brasileiro de um fã-clube de Star Wars que reúne15 mil membros em todo o mundo, e é responsável por planejar ações de filantropia do grupo no Brasil.
Ele e outros integrantes da 501st Legion tem presença confirmada nos cinemas a partir deste sábado (4), todos vestidos como personagens da franquia.
O filme relançado nas telonas mostra a origem de Darth Vader, um dos mais icônicos vilões do cinema, completa 25 anos.
“Star Wars agrada todo mundo, porque toda criança conhece o Darth Vader, todo o adulto já viu um stormtrooper”, fala.
‘May the 4th be with you’
São poucos os fãs de cultura pop que possuem uma data de celebração tão grande quanto os aficionados por Star Wars.
A escolha do 4 de maio, ou “May The Fourth”, em inglês, remete a emblemática frase da série “May the Force be with you”, ou “Que a força esteja com você”, em uma tradução livre.
Star Wars: fã de Kylo Ren surpreende com fidelidade de traje e leva paixão para além do cinema
Arquivo Pessoal
Kylo Ren brasileiro
Morador de Campinas, Luiz trabalha no serviço público, mas sua verdadeira paixão é Star Wars, e ela a demonstra por meio de um Instagram com 34 mil seguidores, onde publica imagens de trajes que possui.
Mas tudo começou quando, aos 10 anos, assistiu ao “Retorno de Jedi” no cinema e passou a fantasiar com lutas de sabres de luz.
“Como imaginar aquele sonho de criança que você saía com pedaços um cabo de vassoura e falava quem era o Luke Skywalker, ficava imitando a respiração do Darth Vader, tentava falar com aquela voz grossa”, recorda.
Star Wars: fã de Kylo Ren surpreende com fidelidade de traje e leva paixão para além do cinema
Arquivo Pessoal
Atualmente ele constrói os próprios sabres de luz, dos quais já possui 12, além de trajes que confeccionou como Kylo Ren, um Stormtrooper, um Scout Trooper, Darth Vader, e até a versão “Light Side” do Kylo, o Ben Solo.
“Meu primeiro cosplay foi o Darth Vader, mas ele não estava muito completo. Eu nem gosto de falar cosplay, prefiro chamar de traje com os mínimos detalhes […] hoje eu tenho praticamente quatro versões do traje do Kylo Ren, inclusive o último com o capacete com as ranhuras”, conta.
Azzamaster conta que os trajes são tão bem feitos que um amigo que foi para Disney comentou que “o dele era igualzinho”.
Star Wars Day: fã de Kylo Ren surpreende com fidelidade de traje
Mas tudo isso só acontece pelo uso de tecidos e materiais especiais, explica. E foi essa busca que o levou a conhecer e se filiar a 501st Legion. E esta ele passou a coordenar como único oficial brasileiro no comando internacional do grupo.
Além da 501st Legion, também participa da Dark Empire, mais focada em personagens Sith (os vilões com poderes da franquia); e por produzir roupas de heróis, participa da Rebel Legion, todos com reconhecimento da Lucasfilm.
501st Legion
O grupo 501st Legion, segundo Azzamaster, foi criado em 1997 nos EUA por Abin Johnson, e se dedica a recriar trajes dos vilões da saga Star Wars. Ele atua em 69 países e reúne cerca de 15 mil membros em todo o mundo.
Técnico em enfermagem une paixão por Star Wars e ações voluntárias com temática da saga para crianças
Para participar do grupo, é preciso criar roupas com o máximo de fidelidade com os filmes, e estas seguem regras rígidas que precisam ser aprovadas pelos líderes, garantindo assim a qualidade reconhecida pela Lucasfilm, criadora da franquia.
“Precisão dos trajes é tão boa que para você ter uma ideia, na primeira temporada de ‘Mandalorian’, alguns membros do 501 lá dos Estados Unidos foram convidados para serem os stormtroopers no último capítulo da série”, diz.
Star Wars: fã de Kylo Ren surpreende com fidelidade de traje e leva paixão para além do cinema
Arquivo Pessoal
Além da participação em eventos, o grupo se dedica a programar ações voltadas para a filantropia, atuando locais como Hospital da Sobrapar e o Boldrini em Campinas.
Voluntários levam ânimo a crianças no Hospital Mário Gatti, em Campinas
Os fãs em seus trajes da saga participam de campanhas de conscientização na doação de sangue, arrecadações de alimentos e caminhadas no mês de conscientização do autismo, por exemplo.
*Sob supervisão de Fernando Evans
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas