19 de janeiro de 2025

VÍDEO: prefeito de Encantado se emociona ao reencontrar os pais, que estavam isolados em outro município

Familiares estavam sem comunicação em cidade vizinha. Encantado já registrou uma morte, de acordo com a Defesa Civil. Ao todo, o RS tem 55 vítimas confirmadas e outras sete em investigação. Prefeito de Encantado se emociona ao reencontrar pais após temporal
O prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), se emocionou, neste sábado (4), ao reencontrar seus pais, que estavam isolados em Doutor Ricardo, a 26 km do município. Segundo a prefeitura, eles não se viam havia cinco dias.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Nesse período, o prefeito não conseguiu se comunicar com os pais. Os familiares ficaram impossibilitados de retornar a Encantado por causa da inundação no Rio Taquari, que ultrapassou a marca recorde de 30 metros.
Com 22,9 mil habitantes, Encantado já registrou uma morte, de acordo com a Defesa Civil. Ao todo, o RS tem 55 vítimas confirmadas e outras sete em investigação.
Prefeito de Encantado reencontra os pais, isolados após temporal
Prefeitura de Encantado/Divulgação
Além dos mortos, há 74 desaparecidos e 107 pessoas feridas. A Defesa Civil soma 82,5 mil pessoas fora de casa, sendo 13,3 mil em abrigos e 69,2 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 317 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 510,5 mil pessoas.
Cheia em Encantado
Em setembro de 2023, Encantado sofreu com as enchentes no Vale do Taquari, que deixaram 54 mortos. O episódio foi considerado o maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul até aquele período. O fenômeno teve origem no dia 4 de setembro de 2023, a partir de um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai. Até hoje, há quatro desaparecidos.
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Gabriel Borges, há uma diferença entre o fenômeno visto em setembro e o desta semana. O de 2023 ocorreu a partir de um ciclone extratropical e as chuvas caíram de forma muito concentrada e rápida, com fortes rajadas de vento; diferente de agora, em que há a persistência da chuva.
LEIA TAMBÉM
Saiba como receber alertas e informações úteis de órgãos oficiais
Guaíba ultrapassa marca dos 5 metros horas após registrar maior cheia da história
‘Efeito funil’ e ventos impedem escoamento das águas no RS; entenda
Saiba quem são as vítimas dos temporais
Rio Taquari
Jornal Nacional/Reprodução
Temporais no RS
Em Porto Alegre, o nível do Guaíba superou a cota de inundação, transbordando e avançando sobre ruas e avenidas – e ultrapassou os 5 metros na manhã deste sábado. Viagens foram canceladas na rodoviária da cidade e no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Buraco interrompe principal acesso a Porto Alegre
Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba registram inundações
Gramado da Arena do Grêmio inunda após cheias
Água, alimentos, combustíveis, energia, transporte: saiba a situação do abastecimento
Imagens aéreas mostram extensão dos alagamentos em Porto Alegre
Situação de emergência
O governo decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
A Defesa Civil colocou a maior parte das bacias hidrográficas do estado com risco de elevação das águas acima da cota de inundação.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias