Os ovos de galinha, considerados comuns, podem despertar a curiosidade do consumidor por um diferencial: a gema dupla. Porém, essa raridade é causada por uma disfunção hormonal. Saiba porque alguns ovos têm duas gemas
Reprodução/TV TEM
Em uma propriedade no interior de São Paulo, uma área de 150 hectares reúne mais de 30 raças de touros nacionais e importados. São 450 animais eficientes e com altas taxas de fertilidade, característica muito bem aproveitada para aumentar a quantidade de prenhez no campo.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Os ovos de galinha não são todos iguais. O tamanho e cor da casca são as principais diferenças, mas há uma outra que é bem curiosa e é vista em uma pequena parte da produção de uma granja: o ovo de duas gemas.
“O ovo é nada menos que um óvulo que a galinha libera e, para isso, ela depende de uma interação de hormônios e um fotoperíodo. No começo desse processo, existe um desequilíbrio, causando disfunções hormonais e a produção das gemas duplas”, explica.
Além disso, eles apresentam anomalias na casca, como se fossem anéis nas extremidades. No final das contas, a qualidade é a mesma. O que muda é o preço, tamanho e aparência.
Veja a reportagem exibida no programa em 05/05/2024:
Saiba porque alguns ovos têm duas gemas
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo