Transmissão ao vivo captou áudio do momento em que profissionais da torre e do solo constataram acidente no Aeroporto da Pampulha. Ouça conversa entre o controle do solo e da torre na Pampulha após acidente aéreo (Crédito: canal MGAoVivo/Youtube)
Uma transmissão ao vivo captou a escuta aérea do Aeroporto da Pampulha poucos momentos após o acidente que matou dois agentes da Polícia Federal e feriu um mecânico. No diálogo entre os controladores da torre e do solo, eles constataram a tragédia (ouça no vídeo acima).
“Você visualizou o cara decolando? […] Escutou um barulho? Parece que houve uma queda de altura. Poderia nos confirmar se ele está voando?”, disse o controlador de solo.
Vídeo mostra momento em que aeronave cai em BH
“Confirmo, acidentado na cabeceira do trecho. Nas proximidades da área dos bombeiros. Nós visualizamos aqui infelizmente a fumaça do evento”, respondeu o controlador da torre.
A torre de controle de tráfego aéreo, situada nos aeroportos de maior movimento, é encarregada de prestar os serviços para as aeronaves durante a decolagem e o pouso.
Dentro do serviço da torre, está incluído o controle de solo e controle dos voos no circuito de tráfego visual do aeródromo.
A “área dos bombeiros”, citada pelo controlador, é a Academia de Bombeiros Militar, situada bem ao lado do aeroporto. Ela reúne militares em formação, oferece treinamentos e cursos de formação.
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g1
O acidente
Duas pessoas morreram e uma ficou ferida no acidente que aconteceu nesta quarta-feira (6) em Belo Horizonte. A aeronave pertence à Polícia Federal.
As vítimas que morreram são os policiais federais José Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber, de Brasília. O mecânico de uma empresa terceirizada foi socorrido consciente e com trauma abdominal e encaminhado para o Hospital João XXIII.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião chegou a decolar e perdeu altitude instantes depois, caindo na lateral da pista, às 14h14. O veículo pegou fogo após a queda.
A aeronave é um Cessna 208B, fabricado em 2001, com 11 lugares e capacidade para nove passageiros. A matrícula é PR-AAB.
Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para o local do acidente.
A ação inicial, primeira etapa da investigação, consiste na coleta e confirmação de dados, na verificação dos danos causados e no levantamento de outras informações necessárias.
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Corpo de Bombeiros
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