26 de dezembro de 2024

Jovem que salvou mulher e filhas de enxurrada em Nova Iguaçu vai receber Medalha Tiradentes na Alerj

O auxiliar de logística Marcos Vinícius Vasconcelos, de 20 anos, estava dentro de um ônibus quando percebeu que o carro da família seria arrastado. A ação foi filmada e ele ficou conhecido como herói em Nova Iguaçu. Jovem salvou mulher e crianças de enxurrada em Nova Iguaçu
Os deputados estaduais do Rio de Janeiro aprovaram nesta quarta-feira (6) a entrega da Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), ao jovem Marcos Vinicius Vasconcelos, de 20 anos, que resgatou uma mulher e duas crianças que estavam em um carro sendo arrastado pela correnteza, durante uma enxurrada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no dia 21 de fevereiro.
Herói de Nova Iguaçu reencontra família que resgatou de enchente
Vaquinha para comprar móveis de herói que salvou família em enchente na Baixada arrecada mais de R$ 40 mil em menos de um dia
Na ocasião, a Região Metropolitana do Rio foi atingida por chuvas fortes e o município de Nova Iguaçu foi um dos mais afetados. Um vídeo gravou o resgate dramático das duas bebês e da mãe que seriam arrastadas pela forte correnteza.
Marcos reencontra as gêmeas que salvou no RJ
Redes sociais
O projeto para conceder a maior honraria do Estado do Rio ao herói de Nova Iguaçu é de autoria dos deputados Felipinho Ravis (SDD) e Átila Nunes (PSD). Após ser aprovado no plenário, o projeto vai para a promulgação do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União).
Também assinam o projeto como coautores os deputados Carlos Minc (PSB), Elika Takimoto (PT), Fred Pacheco (PMN) e Martha Rocha (PDT).
Vídeo mostra resgate de criança e mãe durante enchente em Nova Iguaçu
‘Só fiz o que tinha que ser feito’, disse jovem
No dia do temporal, Marcos estava em ônibus na rua Ministro Lafaiete de Andrade, em Comendador Soares, quando viu o carro da família preso na enxurrada e foi alertado por pessoas de uma academia que havia uma família no veículo.
Segundo ele, aquele não era o trajeto normal do ônibus, que seguiria pela Via Light, mas que a rua estava completamente alagada e, por isso, o motorista pegou o desvio.
Ao passar pela rua Ministro Lafaiete de Andrade, Marcos disse que ouviu pessoas gritando que um veículo estava sendo arrastado pela enxurrada e nele estariam duas crianças, de 1 ano cada.
“Por questão de segundos ela poderia ter sido levada. Eu fiquei pensando nisso por um bom tempo, que em questão de segundos não aconteceu uma tragédia”, afirmou o rapaz.
“Todo mundo falando que tinha criança no carro e eu nem pensei duas vezes, eu só agi. O carro estava se aproximando e consegui colocar o pé e ajudar a senhora e suas duas filhas. Ela me agradeceu muito, falou que não tinha palavras pelo que eu fiz, que eu salvei a vida. Eu falei com ela que só fiz o que tinha que ser feito”, disse o rapaz.
O auxiliar de logística Marcos Vinícius Vasconcelos, de 20 anos, estava dentro de um ônibus quando percebeu que o carro da família seria arrastado. Ele salvou mãe e duas crianças
Reprodução/ TV Globo
Com uma das pernas, ele segurou o automóvel pela roda. Em seguida, ele pegava e passava as crianças pela janela para os demais passageiros do ônibus. Depois, o rapaz ajudou Berlandia a sair do carro.
Logo após as três serem salvas, a imagem mostra que o carro foi levado pela enchente.
Como ele estava a 20 minutos de casa a pé, ele preferiu seguir por conta própria. Ao chegar, Marcos afirma que se deparou com o imóvel cheio de água e que perdeu móveis e eletrodoméstico.

Mais Notícias