26 de dezembro de 2024

Sobe para 7 número de mortes em investigação por dengue no AM, aponta Ministério da Saúde

Duas novas mortes foram registradas em Codajás e São Gabriel da Cachoeira. Natal decreta situação de emergência por causa da dengue (Arquivo)
Igor Jácome/g1
Aumentou para sete, nesta quarta-feira (6), o número de mortes em investigação por dengue no Amazonas, segundo o Ministério da Saúde, que monitora o avanço da doença no país.
De acordo com a pasta, as mortes ocorreram em Manaus, Lábrea, Coari, São Gabriel da Cachoeira e Codajás. Só na capital, são três óbitos em investigação, sendo que o último entrou nos registros de investigação do MS no fim de fevereiro.
Já no interior do estado, os dados apontam que quatro mortes suspeitas já foram registradas. No entanto, é preciso finalizar as análises técnicas, por parte dos órgãos de Vigilância em Saúde, para poder oficializar a causa dos óbitos.
Os primeiros óbitos foram registrados em Lábrea e Coari. No entanto, duas novas mortes ocorridas em Codajás e São Gabriel da Cachoeira passaram a constar nos registros do ministério.
Até esta quinta-feira (6), segundo o MS, o Amazonas contabiliza 8.618 notificações da doença. Desses, 2.728 (31,65%) dos casos já foram confirmados. Já 5.890 são casos considerados prováveis.
Já o número de casos confirmados da doença só em Manaus é de 1.219.
O cenário epidemiológico da dengue colocou Manaus em situação de alerta, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No início do ano, os casos da doença mais que dobraram na cidade.
Para tentar frear o avanço da doença, a capital já começou a vacinar grupos prioritários. Nesta etapa da campanha, a vacina é direcionada apenas para crianças e adolescentes. Além de Manaus, alguns municípios do interior do estado também já iniciaram a imunização.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias