26 de dezembro de 2024

Motociclistas que moram em cidade da Índia onde influencer brasileira foi vítima de estupro coletivo se unem para pedir por justiça; vídeo

Comunidade se reuniu manifestando apoio à influencer Fernanda Santos. Ele e o marido foram atacados por oito homens; suspeitos foram presos. Comunidade de motoqueiros acendem velas pedindo por justiça para Fernanda Santos.
Reprodução/Redes Sociais
Motociclistas que moram em Pune, cidade localizada na Índia, se reuniram para fazer uma passeata pedindo por justiça à Fernanda Santos, influencer goiana que foi vítima de um estupro coletivo na última sexta-feira (1º). Ela e o marido, que foram atacados por oito homens, fazem viagens de moto pelo mundo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A reunião aconteceu por volta das 20h, na última terça-feira (5), na praça Alka Chowk. Santos republicou um vídeo em suas redes sociais agradecendo pelo apoio e iniciativa das pessoas que participaram da passeata.
No post, é possível ver os motociclistas segurando velas e papéis com as mensagens: “Justiça por Fernanda”, “Queremos justiça”, “O estupro deve acabar”, “Eu apoio Fernanda”, “Salvem as mulheres”(Veja vídeo na íntegra abaixo).
Motociclistas que moram em cidade da Índia pedem justiça por influencer vítma de estupro
LEIA TAMBÉM:
Brasileira relata ter sido vítima de estupro coletivo na Índia; três suspeitos foram presos
Quem é a influencer brasileira que denunciou estupro coletivo na Índia
Influencer brasileira que denunciou estupro coletivo na Índia diz que tem recebido ataques após reportar crime: ‘Comentários absurdos’
Durante a passeata, o fotógrafo Hrishikesh Puranik disse que a reunião não era sobre a comunidade de motociclistas, mas sim uma forma de pedir por justiça para Fernanda e cobrar que os abusadores sejam punidos.
Após o discurso, os motociclistas tiraram um momento para fazer um juramento, dizendo: “[…]Nós prometemos que estaremos aqui para todas as mulheres, fazendo deste mundo um lugar melhor […]”.
Motoqueiros fazem passeata pedindo por justiça para influencer brasileira estuprada.
Reprodução/Redes Sociais
A violência contra Fernanda gerou uma grande comoção na população indiana, sobretudo em comunidades de motociclistas , já que a vítima e o marido faziam viagens de moto pelo mundo. Quando o crime aconteceu, eles estavam indo para Nepal. Ao resolverem acampar na região, o casal foi atacado pelo grupo.
A motociclista Maral Yazarloo Pattrick fez publicações em suas redes sociais, repudiando o crime e pedindo que as autoridades da Índia tomem as devidas providências o mais rápido possível. Ela também falou a respeito dos julgamentos direcionados à Fernanda, que afirmou estar sofrendo ataques após reportar o crime.
Segundo Yazarloo, é inadmissível que as mulheres ainda precisem lidar com comentários repugnantes e maldosos, após sofrerem violência.
“Fernanda é um símbolo de força. Essa mulher maravilhosa de 28 anos nos ensinou a levantar, não ficarmos caladas e não desistir quando acontecer coisas horríveis na nossa vida. E querida Índia, o mundo inteiro observando e esperando por justiça! #justiçaporfernada e cada menina deste país que enfrentou isso, aquela que ouvimos ou não!”, escreveu Maral em seu perfil do Instagram.
Outros protestos também aconteceram em diferentes regiões da Índia. Em Jamshedpur, conforme foi informado pelo jornal BNN Breaking, as comunidades da cidade como Jodi Riders, Royal King Motorcycle Club e os pilotos de West Bengal, reuniram-se no gabinete do Anjaneyulu Dodde, vice-comissário do distrito de Dumka, pedindo também por justiça e um ambiente mais seguro para os motociclistas, especialmente para as mulheres.
Entenda o caso
O casal Fernanda Santos e Vicente Barbera denunciou um estupro coletivo durante viagem à Índia
Reprodução/Redes Sociais
A influencer brasileira Fernanda Santos relatou ter sido vítima de um estupro coletivo cometido por um grupo de homens na Índia. O crime aconteceu na última sexta-feira (1º), no distrito de Dumka. A polícia da Índia confirmou na terça-feira (5) que prendeu oito suspeitos de envolvimento no crime.
A vítima estava viajando junto com o marido – de origem espanhola – pelo continente asiático. Em Nepal, o casal decidiu acampar e durante a noite, eles foram atacados pelo grupo.
“Nos aconteceu algo que não desejaríamos a ninguém. Sete homens me violaram, nos espancaram e nos roubaram, embora não tenham levado muitas coisas porque o que queriam era me violar. Estamos no hospital com a polícia”, detalhou mostrando o seu rosto machucado em seu perfil do Instagram .
O governo do estado de Jharkand, onde aconteceu o crime, indenizou a vítima no valor de aproximadamente 12 mil dólares, equivalente a R$ 60 mil.
“Fizemos uma investigação rápida e, por parte da administração distrital, estamos fornecendo toda a ajuda a eles [Fernanda e Vicente]. No âmbito do esquema de compensação às vítimas, demos a eles Rs 10 lakhs. Tentaremos um julgamento e condenação rápidos [dos suspeitos]”, afirmou, em entrevista a repórteres da imprensa local.
Em nota, a embaixada brasileira afirmou que “seguirá à disposição para prestar toda a assistência cabível e acompanhar todos os desdobramentos do caso, em estreita coordenação com as autoridades espanholas e indianas”.
Quem é a influencer
Fernanda Santos e o marido Vicente Barbera juntos durante viagem.
Reprodução/Redes Sociais
Nas redes sociais, Fernanda tem um perfil próprio e outro junto com o marido, o espanhol Vicente Barbera. Juntos há dez anos, o casal viaja o mundo em motos e divide as aventuras que vivem com mais de 177 mil seguidores.
“Ao redor do mundo em uma motocicleta”, descrevem. Sempre sobre duas rodas, Fernanda e Vicente compartilham fotos e vídeos das belezas naturais, culturais e gastronômicas dos mais de 65 países onde eles já passaram.
Muito sorridente e alegre, Fernanda ainda mostra nas redes sociais a rotina dessas viagens e vídeos brincando, dançando e beijando o marido. Além disso, instruções de manutenção na moto e as rotas por onde passam.
“Uma segunda chance de estar viva”
Influencer Fernanda Santos e o marido Vicente Barbera defedem povo indiano nos stories
Reprodução/Redes Sociais
A influencer goiana desabafou sobre o caso em suas redes sociais. Segundo ela, isso foi uma segunda chance de estar viva.
“Sou forte e continuarei sendo independente do que digam. Eu tive uma segunda chance de estar viva, e vou agarrá-la e viver minha vida feliz, marcou-me, sim, mas não vou deixar que isso me consuma”, escreveu Fernanda.
A vítima também manifestou sobre as críticas que recebeu ao vir a público denunciando o caso publicando a foto de um dos suspeitos do crime.
“Tenho que me esconder agora? Tenho que deixá-los esconderem-se? E não denunciar? Não vou fazer isso, vou ensinar a todos, é preciso para que a justiça seja feita. Ninguém sabe de [coisa] nenhuma do que estou passando, então eu saberei como devo agir. E não, EU NÃO TENHO VERGONHA, porque eu não tive culpa, e sem esses monstros”, escreveu.
*Victoria Vieira é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Millena Barbosa.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias