26 de dezembro de 2024

Filho de gari e estudante de escola pública, jovem de 18 anos é aprovado em oito universidades públicas

Anderson Aquiles conquistou o 1º lugar no bacharelado de física na USP, além de vagas em cursos de graduação na UFPE, no Impa e na UFMS. Conheça o jovem que foi aprovado em 8 universidades públicas
Um estudante pernambucano de 18 anos foi aprovado em oito universidades públicas no Brasil em 2024. Filho de um gari e de uma autônoma, Anderson Aquiles estudou em escolas públicas e também coleciona medalhas de olímpiadas de matemática. “Com apoio, a gente consegue ir muito mais longe”, disse (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O jovem estudou na Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco, em São Vicente Férrer, município do Agreste de Pernambuco onde nasceu.
“Muito esforço, para caramba. É uma sensação muito interessante que a gente tem quando a gente consegue algo. É uma sensação de alívio. […] Sempre tive ajuda dos professores, familiares, gestão, sempre apoiando, o que eu acho que é mais importante”, afirmou Anderson.
Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele passou em 1º lugar no curso de bacharelado de física na Universidade de São Paulo (USP) e no bacharelado do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.
Com a nota do Enem, o estudante foi aprovado nas seguintes instituições públicas de ensino superior:
em física na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade do Estado de São Paulo (Unesp). Além disso, também foi aprovado nas seguintes instituições:
Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no bacharelado em matemática;
Ilum Escola de Ciência, em Campinas (SP), no bacharelado em ciências;
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em engenharia civil;
Faculdade de Engenharia de Sorocaba(SP), em engenharia mecânica.
A nova fase é desafiadora para o jovem, que nunca morou em outro lugar além de São Vicente Férrer. “Estou conversando com meus pais sobre a possibilidade de ir para o Impa. É interessante, até porque eu teria a oportunidade de crescer”, declarou.
Anderson Aquiles, de 18 anos, estudou a vida toda em escola pública
Reprodução/TV Globo
Para os professores do Erem Coronel João Francisco, Anderson sempre foi considerado um aluno diferente.
“Na primeira atividade, lá no segundo ano, eu já vi que era diferenciado. É um aluno bem à frente. A pessoa vinha com o conteúdo, e ele já sabia. […] É um aluno muito diferente, raro aparecer um desses na escola”, contou o professor de física Diego.
Anderson disse que quer ser cientista e sonha em trazer as contribuições dele de volta para a sociedade.
“Quero trabalhar com física. Tenho muito o sonho, desde criança, de fazer a graduação, e complementar com mestrado, doutorado, uma pós, e conseguir uma vaga de pesquisador”, afirmou o jovem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias