Vazão estava em 900 metros cúbicos e, até sexta-feira (8), deve chegar a 1.600. Chesf aumenta vazão da Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que a vazão media diária da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na cidade de Paulo Afonso, norte do estado, aumentará a partir desta quinta-feira (7). Com isso, a média atual de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) subirá para 1.600, números que representam 77% de aumento.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O aumento de vazão significa que um maior volume de água será liberado por segundo do reservatório da barragem. Ainda conforme a Chesf, a medida acontece para garantir que essas águas cheguem para mais barragens e hidroelétricas espalhadas pelo Brasil.
Conforme a Chesf, a vazão terá um aumento gradual. Nesta quinta (7), chegará aos 1.300 m³/s e, na sexta (8), aos 1.600 m³/s.
Para abril, a previsão é que o valor abaixe e estabilize nos 1.200 m³/s.
Barragem de Sobradinho, na Bahia, aumenta vazão para abastecer outros pontos do Brasil
Tv Bahia
LEIA MAIS
Rompimento de barragem rural e ruas danificadas: sobe para 64 o nº de cidades afetadas pelas chuvas na BA
Pela quinta vez, barragem rompe e deixa cerca de três mil pessoas isoladas no interior da Bahia
Vazão de hidrelétrica na Bahia é aumentada para auxiliar abastecimento em outros estados
Tv Bahia
A empresa ainda detalhou que realiza estudos de segurança e as comunidades ribeirinhas não correm riscos com o aumento de volume hídrico.
Qualquer alteração será comunicada pela própria Chesf para as comunidades que vivem às margens do Rio São Francisco, que corta cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe).
Nesta semana, o reservatório de sobradinho chegou aos 73% do seu volume útil, o que representa uma redução de 27% em comparação ao ano passado no mesmo período.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Vídeos do g1 e TV Bahia – quarta-feira, 6 de março de 2024| em G1 / BA / Bahia