Fundação que cuida do Hospital Psiquiátrico Otto Krakauer foi notificada pela prefeitura e tinha até esta quinta-feira (7) para realizar a limpeza. Prazo para limpeza de prédio de hospital desativado chega ao fim em Passos
A limpeza do prédio do antigo Hospital Psiquiátrico Otto Krakauer, em Passos (MG), teve início nesta quinta-feira (7), último dia do prazo fixado pela prefeitura à fundação mantenedora do imóvel. A data havia sido fixada com multa estipulada que poderia chegar a R$ 36 mil por dia, em caso de descumprimento.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O imóvel virou ponto de reclamação de moradores próximos ao prédio, por conta do abandono poder fazer o local ter possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
No último dia do prazo a limpeza começou no prédio pela Fundação São João da Escócia. O matagal que era visto na parte da frente do prédio foi retirado. Já no telhado, trabalhadores realizam o serviço de retirada das telhas quebradas.
Dengue: Limpeza em prédio de hospital desativado tem início no último dia do prazo em Passos, MG
Fabiano Minatto/EPTV
Por outro lado, no entanto, o principal problema do imóvel permanece sem ser solucionado, de acordo com moradores vizinhos. Na parte de trás do prédio, há uma área com entulho e lixo composto por garrafas, latas e plástico, materiais que podem acumular água e contribuir para a proliferação do mosquito.
Com o serviço de limpeza iniciado, a prefeitura destacou que, por boa fé, não irá aplicar a multa neste momento, mesmo se a empresa não terminar todo serviço nesta quinta. Conforme a Secretaria de Obras, isso por conta de que a limpeza começou.
A prefeitura ressaltou, entretanto, que, caso as obras e serviços forem paralisados, a multa diária que pode chegar a R$ 36 mil vai ser aplicada à fundação.
O hospital
Criado há 40 anos, por falta de recursos, o Hospital Otto Krakauer deixou de receber pacientes no fim de julho de 2016.
Em 2021, em uma parceria com a prefeitura, o local foi destinado a atender pacientes com Covid-19, mas como não havia estrutura necessária para esses atendimentos, a santa casa e a upa absorveram esses pacientes e o hospital fechou suas portas definitivamente. Desde então, ele está abandonado.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas