26 de dezembro de 2024

PF prende casal de Rio Claro suspeito de liderar esquema de tráfico internacional de drogas

Operação cumpriu mandados de busca, apreensão e prisão nesta quinta-feira (7). Com o homem e a mulher foram apreendidos celulares, munições e carregadores de fuzil. PF em Viracopos apreendeu 11 tijolos de cocaína com a inscrição CR7 e a silhueta do craque português: passageiro tentava embarcar para Lisboa
Polícia Federal
Um casal, suspeito de liderar um esquema de tráfico internacional de drogas por meio do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi preso na manhã desta quinta-feira (7), em Rio Claro (SP), durante uma operação da Polícia Federal, segundo o delegado-chefe Edson Geraldo de Souza.
O homem e a mulher presos em Rio Claro, seriam os principais articuladores do grupo criminoso, segundo a PF. Com eles, a polícia apreendeu celulares, munições e carregadores de fuzil.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A identidade deles não foi divulgada. O g1 não conseguiu contato com a defesa deles até a última atualização da reportagem.
“Há uma movimentação muito grande de valores, principalmente em espécie, conforme nos vimos nas comunicações entres as partes, mas também há depósitos bancários em grande quantidade. E nós descobrimos uma empresa que não existe, a verificação é de um endereço de um terreno baldio, no interior do Maranhão, que foi utilizada para diversas transações bancárias entre as partes”, disse o delegado.
PF cumpre mandado de prisão em Rio Claro durante operação contra tráfico de drogas
LEIA TAMBÉM: PF faz operação contra tráfico internacional de drogas por Viracopos e bloqueia R$ 720 mil
Operação Atalaia
Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas. Além de Rio Claro, a operação foi realizada em Taboão da Serra (SP)
Os alvos dos mandados de busca e apreensão da operação, batizada de “Atalaia”, que significa “Torre de Vigia”, foram os endereços residências de 4 homens e duas mulheres, apontados como aliciadores, fornecedores, financiadores das viagens e responsáveis pela lavagem de dinheiro obtido com o crime. Uma empresa de fachada de Santa Luzia (MA), também é investigada.
A corporação obteve na Justiça o bloqueio de R$ 720 mil em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas, além do sequestro de veículos.
Polícia Federal prende casal em Rio Claro por suspeita de liderar esquema de tráfico internacional de drogas
Polícia Federal/Divulgação
De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou em maio do ano passado, a partir da prisão de um homem de 25 anos que tentou embarcar para Lisboa, em Portugal, com 11 kg de cocaína dentro da mala. A droga tinha a inscrição “CR7”, em referência ao jogador português Cristiano Ronaldo.
Ainda segundo a corporação, pelo menos 12 viagens foram realizadas por pessoas aliciadas pelo grupo investigado.
Os suspeitos vão responder por tráfico internacional, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro e as penas somadas podem chegar a 45 anos de prisão.
Além da Operação Atalaia, a PF cumpriu, na manhã desta quinta, um mandado de busca e apreensão em Martinópolis (SP), na casa de uma mulher responsável por aliciar duas suspeitas presas também em maio de 2023, que tentavam embarcar para Paris após ingerir cápsulas de cocaína.
Veja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias