19 de setembro de 2024

Polícia prende suspeito de envolvimento em agressão e morte de holandês em SP

Hessel Hoeskstra, de 58 anos, foi espancado ao reagir a assalto em janeiro. Vítima não resistiu após 14 dias com traumatismo craniano. Holandeses são atacados pela ‘gangue da correntinha’ no Centro de SP
Policiais militares da Força Tática do 7º Batalhão prenderam um homem apontado como um dos envolvidos na morte do holandês Hessel Hoeskstra, em janeiro, em São Paulo. O suspeito foi preso na tarde desta quinta-feira (8), na região da Sé, no Centro.
Durante patrulhamento, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os PMs desconfiaram do homem e fizeram consultas aos sistemas criminais para comprovar a identidade. O caso foi registrado no 8º DP. A identidade dele não foi divulgada.
A Polícia Civil afirma que identificou os assaltantes que agrediram e tentaram roubar dois holandeses na Rua Peixoto Gomide, na região central. O grupo seria da “gangue da correntinha”, que ataca e assalta pedestres na capital.
Um dos estrangeiros, Hessel Hoekstra, morreu cerca de duas semanas depois de ser atacado pelo bando. Ele estava internado no Hospital Nove de Julho com traumatismo craniano.
Relembre o caso
A vítima tinha 58 anos. Segundo um amigo dela, de 47 anos, eles estavam realizando atividades turísticas quando foram abordados por um grupo, que tentou roubar a corrente do mais novo.
A vítima tentou impedir a ação dos assaltantes, mas acabou caindo e batendo a cabeça. O caso foi registrado como latrocínio, quando há o roubo seguido de morte, pelo 78º Distrito Policial (Jardins) e é investigado pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).
Os autores foram identificados e tiveram suas prisões temporárias decretadas. “As diligências prosseguem para localizá-los e prendê-los”, informou a SSP.
É possível ver no vídeo ele sendo agredido no rosto, depois caindo e batendo a cabeça na rua. O amigo sobreviveu e voltou à Holanda. As vítimas reagiram à tentativa de assalto.
Vídeo mostra nos detalhes ‘gangue da correntinha’ cercando e agredindo dois holandeses durante tentativa de assalto na região da 25 de Março, Centro de São Paulo; uma das vítimas morreu duas semanas depois
Reprodução
Consulado da Holanda em SP
Anteriormente, procurado para comentar o assunto, o Consulado da Holanda em São Paulo informou que ele morava na cidade holandesa de Tilburg.
“Informamos que assistência consular foi e está sendo prestada aos familiares, e que devido a Lei de Privacidade vigente nos Países Baixos, não podemos comentar o conteúdo desta assistência.”
Câmeras de segurança gravaram vítimas (nos detalhes em amarelo) sendo cercadas e agredidas por bandidos da ‘gangue da correntinha’ (em vermelho)
Reprodução

Mais Notícias