Expectativa da Defesa Civil é que a pedra de 25 toneladas seja retirada até o fim desta sexta-feira (8). A casa não foi condenada e a família poderá voltar a morar nela. Técnicos fracionam pedra gigante que destruiu parte de casa após chuva forte em Aparecida, SP
Divulgação/Defesa Civil de Aparecida
A pedra gigante que destruiu parte de uma casa de Aparecida (SP), durante um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no mês passado, deve ser retirada até o fim dessa sexta-feira (8).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O caso aconteceu no dia 21 de fevereiro. A casa localizada no bairro Itaguaçu foi atingida e teve um cômodo destruído pela rocha de 25 toneladas. Três pessoas estavam no imóvel no momento, mas ninguém se feriu – leia mais detalhes abaixo.
Desde então, agentes da Defesa Civil e técnicos da Secretaria de Obras da cidade têm trabalhado para retirar a pedra do local. Primeiro, uma avaliação foi feita para definir como funcionaria a operação.
Técnicos fracionam pedra gigante que destruiu parte de casa após chuva forte em Aparecida, SP
Divulgação/Defesa Civil
O caminho escolhido pela prefeitura foi fracionar a rocha em pedaços menores. O procedimento tem sido feito com a ajuda de ponteiras de aço e marretas. A ideia é dividi-la em pelo menos seis partes.
Assim que essa fase for encerrada, a Defesa Civil de Aparecida vai usar uma retroescavadeira para remover as pedras, que serão amarradas e puxadas para o terreno vizinho à casa atingida.
Enquanto isso, a família que morava no imóvel segue em um abrigo municipal, onde recebe assistência da Secretaria de Assistência Social.
Pedra gigante atinge e danifica casa após deslizamento de terra em Aparecida, SP
Peterson Grecco/TV Vanguarda
De acordo com a prefeitura, a casa não foi condenada e não precisará ser definitivamente interditada. Com isso, a família poderá voltar a morar nela assim que o trabalho de retirada da pedra for concluído.
A gestão municipal informou que a transferência dos moradores está inicialmente marcada para a próxima segunda-feira (11).
Quando o acidente aconteceu, a dona da casa, Nilsa Maria Custódio, de 57 anos, afirmou em entrevista à TV Vanguarda que não teria onde morar caso o local precisasse ser definitivamente interditado.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Pedra gigante atinge e danifica casa após deslizamento de terra em Aparecida, SP
Peterson Grecco/TV Vanguarda
Pedra gigante
Uma pedra de 25 toneladas e três metros de diâmetro destruiu parte de uma casa durante um deslizamento de terra em Aparecida, no dia 21 de fevereiro. O caso aconteceu durante as fortes chuvas que atingiram a cidade no dia.
A casa atingida por uma pedra após o deslizamento de terra fica na rua Itamaracá, no bairro Itaguaçu. Nilsa Maria Custódio estava no imóvel com a filha e o neto, de dois anos, e se preparava para dormir quando a pedra atingiu o quarto dela.
“Eu mudei minha cama de lugar faz dois dias. Eu estava fazendo oração, era oito e meia da noite. Eu vou dormir cedo e de repente fez um barulhão. Eu estou traumatizada”, disse.
Pedra gigante atinge e destrói parte de casa após deslizamento de terra em Aparecida, SP
Peterson Grecco/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina