21 de setembro de 2024

Anta é resgatada com ferimentos após ser atropelada na LMG-664, em Unaí

Animal recebeu os primeiros atendimentos e depois foi transferido para o zoológico de Brasília (DF). Segundo a veterinária do IEF, a anta era adulta e pesava cerca de 200 quilos. Anta foi encontrada ferida às margens da rodovia
Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação
Uma anta ficou ferida após ser atropelada na LMG-664, em Unaí, nessa quinta-feira (7).
Segundo a Polícia Militar, a anta foi encontrada às margens da rodovia, com ferimentos nas patas traseiras. Não foi possível identificar por qual veículo ela foi atingida.
Após o resgate, o animal recebeu os primeiros socorros na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que é parceira do Instituto Estadual de Florestas. Depois, foi transferido para um zoológico em Brasília (DF), para um atendimento especializado. A veterinária do IEF, Juliana Ramos Bell Antônio, explicou ao g1 que a anta não estava mexendo os membros posteriores, mas não foi possível fazer exames para detectar se ela sofreu alguma fratura.
“Fizemos o primeiro atendimento, foi feita a sedação e analgesia para aliviar a dor, para que ela pudesse ser transportada de forma mais segura. […] A anta é um animal em extinção, então não podemos demorar para socorrê-la, e achamos mais prudente tomar essa atitude de deslocamento [para Brasília]”.
Animal foi levado para o zoológico de Brasília
IEF/Divulgação
Segundo a veterinária, a espécie pertence ao bioma do cerrado e é comum o aparecimento na região. O animal era adulto e pesava cerca de 200 quilos.
Saiba mais sobre a anta-brasileira
A anta-brasileira é uma espécie de grande importância para o ecossistema brasileiro. O bicho é o maior mamífero terrestre da América do Sul e as fêmeas podem chegar até 300 quilos e 2 metros.
Inteligente, herbívora… Conheça curiosidades sobre a anta, maior mamífero terrestre da América do Sul
Os pratos principais das antas são os frutos. A alta ingestão desses alimentos é feita por um trato digestivo que otimiza a germinação. Elas são conhecidas pelos cientistas como jardineira da floresta.
No mundo, há quatro espécies de anta: anta-brasileira, anta-da-montanha (que vive nos Andes), a anta-centro-americana (encontrada na América Central) e a anta-asiática (Indonésia, Malásia, Mianmar e Tailândia).
LEIA TAMBÉM
Filhote de onça atropelado por carro é devolvido à natureza no Noroeste de MG
Tamanduá-bandeira tem ossos fraturados ao ser atropelado por trator em Unaí
VÍDEO: Onça-parda morre após ser atropelada na LMG-628, em Unaí
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Mais Notícias