Toriyama criou o universo de Goku e seus amigos na década de 1980 inspirado em um conto chinês e filme do Jackie Chan. O autor morreu no dia 1º de março, aos 68 anos. Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball’, morre aos 68 anos
Akira Toriyama, criador do universo “Dragon Ball”, morreu no dia 1º de março, aos 68 anos. A informação da morte foi divulgada apenas nesta sexta-feira (8), pelos estúdios ligados ao artista.
Toriyama criou o mangá “Dragon Ball” em 1984 e foi publicada na revista Weekly Shonen Jump. A série conta a história de um garotinho chamado Son Goku, que tem rabo de macaco e se junta aos amigos em uma busca pelas esferas do dragão.
‘Dragon Ball’: Como Akira Toriyama criou a saga de anime mais reconhecida no ocidente
Como o Homem-Aranha ajudou o Oscar a entender animações, segundo o diretor de ‘Aranhaverso’
O anime “Dragon Ball Z” foi a sequência mais bem-sucedida, com adaptações transmitidas em mais de 80 países, inclusive no Brasil.
Confira abaixo dez curiosidades sobre o anime.
Fixação por desenho da Disney
Nascido em 1955, na pequena cidade de Kiyosu, na província de Aichi, no leste do Japão, Toriyama dizia que sempre gostou de desenhar.
“Quando eu era pequeno, não tínhamos tantas formas de entretenimento como hoje, então todos nós desenhávamos. Na escola primária, todos desenhávamos mangás ou personagens animados e os mostrávamos uns aos outros”, contou uma vez em entrevista para o site Stormpages.
Akira Toriyama em fotografia feita em 1982
STR/JIJI Press/AFP
Ele se declarou grande fã dos filmes de animação da Disney, com especial fixação por “101 Dálmatas”. O artista também gostava de faroeste, ficção científica e filmes de ação.
Origem de ‘Dragon Ball’
Toriyama começou a criar mangás no fim da década de 1970. Seu primeiro sucesso foi com “Dr. Slump”, que contava a história de uma jovem androide com superpoderes.
Já o mangá Dragon Ball apareceu pela primeira vez em 1984, dentro da revista Shounen Weekly, e contava a saga de Son Goku, um garoto com um rabo de macaco que, com seus amigos, vão em busca das “esferas do dragão”.
Jackie Chan durante Festival de Cannes, para a promoção do longa ‘Chinese zodiac’
Eric Gaillard/Reuters
Uma das inspirações de Toriyama foi a comédia “O Grande Mestre dos Lutadores”, de Jackie Chan, de 1978, em que um rapaz aprende a forma de arte marcial do “macaco bêbado” de seu tio.
Inspiração na mitologia chinesa
Com “Dr. Slump”, Toriyama teve seus primeiros contatos com animais antropomórficos, andróides e mundos futuristas que, mais tarde, estariam no universo de “Dragon Ball”.
Além desses estudos, Toriyama ainda teve a ajuda de sua mulher, profunda conhecedora de contos tradicionais chineses.
Destes, chamava atenção do artista “O Rei Macaco”, um poderoso guerreiro que conseguia se transformar em coisas diferentes, de animais a objetos, porém, não conseguia esconder a cauda.
Goku ou Bob Esponja?
“Dragon Ball Z”, sequência mais bem-sucedida da saga, foi adaptado para a televisão e transmitido em mais de 80 países. No Brasil, fez sucesso no início dos anos 2000, quando o anime era exibido nas manhãs da TV Globo.
Por aqui, Goku foi dublado por Wendel Bezerra. Ele deu a voz ao personagem nas versões “Dragon Ball”, “Dragon Ball Z”, “Dragon Ball GT”, entre outras.
Wendel Bezerra é o dublador de Goku e Bob Esponja
Reprodução/Reprodução
Bezerra também deu a voz a outro personagem carismático, Bob Esponja, em “Bob Esponja Calça Quadrada”. No currículo de Bezerra ainda tem personagens como Batman, em “The Batman”, de 2022, e de Sanji, da franquia de “One Piece”.
Dia do Goku
O personagem Goku tem um dia para ser celebrado: 9 de maio.
Capa do mangá Dragon Ball
Bird Studio/SHUEISHA/via AP
Segundo o site oficial do universo “Dragon Ball”, esse dia foi escolhido porque quando se escreve “5/9” em japonês, a pronúncia do mês (maio, 5) e do dia (9) podem ser lidos como “Go” e “Ku” que, combinados, formam o kanji japonês de Goku.
Luta de 19 episódios
Na temporada 3 de “Dragon Ball Z”, Goku enfrenta o inimigo Freeza. A batalha entre os dois começa no episódio 87 e dura até o 105, contabilizando 19 episódios com a luta, que se tornou a mais longa do anime.
Torneio de artes marciais
Goku chegou à final de vários campeonatos do World Martial Arts Tournament (Torneio de artes marciais mundial), mas só foi ganhar mesmo o 23º, em que disputou com Piccolo.
LEIA MAIS
QUIZ Teste seus conhecimentos sobre o universo ‘Dragon Ball’
Como ‘Dragon Ball Z’ virou lenda por causa do 11 de setembro e Plantão da Globo
Na luta, Goku já estava com lesões nos braços e nas pernas, mas conseguiu virar o jogo com uma voadora, e garantir seu primeiro título.
Goku Comilão
“Dragon Ball” é também conhecido pelas cenas em que os personagens devoram pratos e mais pratos de comida. Além de Goku, Gohan e Vegeta também gostam de aproveitar maravilhas gastronômicas.
Em um dos episódios, por exemplo, após o 21º Torneiro de Artes Marciais, Goku comeu o equivalente a 50 pessoas em um restaurante. A conta deu 470 mil zeni, pago com o prêmio do Meste Kame.
Os alimentos principais no cardápio de Guku e sua turma são arroz, pão, macarrão e carnes das mais diferentes.