Temporais no Rio Grande do Sul causaram deslizamentos de terra e enchentes que mataram 169 pessoas, deixando 44 desaparecidas, 806 pessoas feridas e cerca de 626,7 mil fora de casa. Casa destruída por enchente em Triunfo
RBS TV/Reprodução
A cidade de Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi encoberta pela água durante a enchente do Rio Taquari: 3,7 mil imóveis foram atingidos, 150 completamente destruídos, expulsando 29% da população de casa.
Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Essas pessoas perderam praticamente tudo. Perderam seu patrimônio, não conseguiram retirar seus pertences de dentro de casa, documentos, suas memórias, o trabalho de uma vida toda”, disse o prefeito Murilo Machado (MDB).
Os temporais que atingiram o estado causaram deslizamentos de terra e enchentes que mataram 169 pessoas, deixando 44 desaparecidas, 806 pessoas feridas e cerca de 626,7 mil fora de casa.
MEMORIAL: Veja as vítimas da tragédia
O Rio Taquari, apontado pela prefeitura como o principal responsável pela tragédia que atingiu a cidade, subiu até chegar a 11,32 metros, sendo que o nível normal é de 1,80 metros.
As primeiras famílias começaram a sair de casa, no bairro Olaria, em 30 de abril. Após cinco dias, o número de atingidos chegou a cerca de 8 mil, sendo que a cidade tem 27.498 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Aproximadamente 29% da população teve que sair de casa, encontrando acolhimento nas casas de amigos, familiares ou em abrigos.
Com a água mais baixa, os moradores da cidade começaram o trabalho de limpeza. Hoje, um mês depois da enchente, há cerca de 250 desabrigados. Já a prefeitura, planeja a reconstrução.
“Nunca ninguém tinha se deparado com uma situação dessas. Agora, é reestruturar, conversar com as famílias, buscar a melhor saída, para que todos possam retomar, ir para lugares seguros”, diz o prefeito.
Parede de casa foi parar no topo de árvore em Triunfo
RBS TV/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS