27 de abril de 2025

Biguinho Sensação: conheça a história do artista do Quilombo Bom Jardim que virou fenômeno nacional

O artista já acumula mais de 2 milhões de seguidores em suas redes. Biguinho Sensação durante gravação do DVD em Santarém
Arquivo Pessoal
O cantor e compositor santareno conhecido como Biguinho Sensação, Arlan Pinto dos Santos, contou ao g1 um pouco da história e trajetória de como ganhou os palcos nacionais, após o talento musical dele viralizar nas redes sociais. Nascido e criado em Quilombo do Bom Jardim, em Santarém, no oeste do Pará, o cantor de 30 anos é um exemplo de determinação.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com o cantor, ele iniciou sua carreira aos 14 anos, tocando bateria em uma banda formada por amigos e familiares. O grupo se apresentava nas comunidades quilombolas da região, como Lago Grande, Rio Arapiuns, Rio Tapajós entre outras. No entanto, aos 20 anos, devido às dificuldades de manter a banda, eles pararam, mas Biguinho decidiu continuar na área da música.
“Eu comecei tocando bateria aos 14 anos em uma banda formada por amigos, irmãos e primos. Mas, aos 20 anos, nosso grupo não conseguiu se manter e paramos. Aí eu não consegui ficar parado… algo já vinha me motivando… e o pai me chamou… perguntou se eu queria ser cantor… porque ele ia precisar fazer mais serestas nas comunidades”, contou o cantor
Foi então que ele começou a cantar. Seu pai comprou um teclado e ele começou a se apresentar nas comunidades da região. O talento dele rapidamente chamou a atenção, e Biguinho percebeu que queria continuar a carreira musical.
Durante mais de uma década, ele se apresentou em várias comunidades quilombolas. Até que no ano passado, sua carreira deu um salto significativo quando um empresário de Sergipe assistiu a um vídeo de uma de suas apresentações e decidiu divulgar o trabalho do artista no estado. Em menos de um dia, o vídeo viralizou, e Biguinho passou a receber convites para se apresentar em diferentes regiões do Brasil.
“Foi uma loucura. Meu telefone não parava de tocar, e eu fiquei muito nervoso. Não estava preparado para a proporção que isso tomou”, contou.
A aceitação e o sucesso foram tão grandes que o cantor precisou montar uma equipe para gerenciar sua agenda de shows e compromissos. Com a ajuda de Mário, um amigo radialista de Santarém, Biguinho conseguiu organizar sua carreira e expandir ainda mais seu público. Hoje, o artista do Quilombo do Bom Jardim já acumula mais de 2 milhões de fãs seguidores em suas redes, além de possuir mais de 1,5 milhões de ouvintes mensais em plataforma de streaming.
“Com a ajuda do Mário, um amigo e radialista em Santarém, montamos uma equipe para organizar tudo. Hoje, graças a Deus, estamos conseguindo gerenciar a demanda de shows e compromissos”, destacou.
Biguinho já fez shows em estados como Bahia, São Paulo, Tocantins, Sergipe, Amazonas, Pará, Goiás e Brasília.
Além de se destacar nas comunidades, ele também teve a oportunidade de se apresentar para artistas renomados, como Henrique e Juliano, e também já fez apresentações ao lado de João Gomes e Nathanzinho. Esses encontros reforçaram ainda mais sua confiança.
“Foi incrível! Artistas como Henrique e Juliano, João Gomes, Nathanzinho, e muitos outros me abraçaram de uma forma incrível. Eles já acompanhavam meu trabalho e me convidaram para cantar com eles. Foi uma experiência surreal”, declarou.
O próximo grande passo na carreira de Biguinho Sensação será o lançamento de seu DVD em junho. O trabalho conta com sucessos como “Desfaz as Malas”, “Meu Xodó”, “Cadê Você Que Ninguém Vê”, entre outros, que cativaram o público com sua reflexão sobre temas universais como amor, esperança e superação.
“Sim, será em junho. Estamos todos muito animados para esse lançamento. A gravação contou com a presença do público que sempre me acompanhou nas comunidades”.
A direção de áudio do DVD foi assinada pelo produtor musical Junior Maya, que já trabalhou com nomes como Zé Felipe, Leonardo e o projeto Amigos. Já a direção de vídeo foi de André Caverna, responsável por trabalhos com Naiara Azevedo e Gusttavo Lima. No palco, Biguinho teve um corpo de balé com coreografia assinada por Rafaela Viscardi, e participação especial da cantora Raquel dos Teclados.
Com uma agenda cheia e novos projetos em andamento, Biguinho está focado em criar novas músicas para continuar encantando seu público.
“Estou focado em criar novas músicas e cumprir a agenda de shows, que está bastante cheia, graças a Deus. Quero continuar mostrando meu trabalho para mais pessoas e manter essa conexão forte com o público”, finalizou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias