27 de dezembro de 2024

Comissão da Mulher da Câmara de SP é formada apenas por homens; vereadora recebeu proposta de vaga temporária no mês de março

Luana Alves (PSOL) informou que foi convidada nesta sexta (8), Dia Internacional da Mulher, para assumir um lugar na comissão durante o mês de março. André Santos (Republicanos) é o presidente. g1 procurou o vereador para comentar sobre o assunto, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem. Comissão da Mulher na Câmara de SP.
Divulgação/ Câmara de SP
A atual Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara de São Paulo é formada só por homens. Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a vereadora Luana Alves (PSOL) foi convidada a participar da comissão temporariamente.
Segundo a vereadora, a vaga seria apenas no mês de março.
A Comissão da Mulher é formada por sete vereadores: André Santos (Republicanos), Aurélio Nomura (PSDB), Major Palumbo (Progressistas), George Hato (MDB), Hélio Rodrigues (PT), Manoel Del Rio (PT) e Rodolfo Despachante (Progressistas).
“Uma das vagas é definitiva do Gilberto Nascimento Junior (PSC), que tirou licença para ser secretário do governador, mas volta no começo de abril. No lugar dele está Rodolfo Despachante e a única possibilidade que me ofereceram era ficar nesse mês de março, até o retorno do Nascimento”, afirmou Luana Alves.
Em outros anos, vereadoras integraram a comissão.
Membros da comissão na Câmara.
Reprodução/ Câmara Municipal de São Paulo
Luana informou que chegou a ocupar uma das vagas da comissão nos últimos três anos, mas não era uma vaga fixa. Porém, em 2024, nenhum dos membros aceitou ceder a vaga para que uma mulher entrasse na comissão.
“Nesse ano, nenhum dos vereadores aceitou negociação para que nenhuma mulher ocupasse uma vaga. É um reflexo da pouca participação de mulheres nessa casa, mas também da falta de prioridades que esse governo tem, tentei dialogar com a presidência da casa, com o governo sobre essa pauta, mas não tive resposta”, afirma Luana Alves.
André Santos (Republicanos) é o presidente. O g1 procurou o vereador para comentar sobre o assunto, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
A Câmara de São Paulo informou que regimentalmente não tem nada que impeça a formação da comissão só por homens.
Comissão é responsável por opinar sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), seguridade social, segurança do trabalho e saúde do trabalhador. Também tramitam por esta comissão propostas sobre programas de proteção ao idoso, à mulher, à criança, ao adolescente e às pessoas com deficiência.

Mais Notícias