A queda do voo da Air France, entre o Rio de Janeiro e Paris, completa 15 anos. A tragédia deixou 228 vítimas. Documentário sobre a tragédia do voo 447 estreia na Globoplay
TV Globo/ Reprodução
Há exatos 15 anos, um acidente marcava a aviação internacional.
Duzentas e vinte e oito pessoas morreram na queda do voo da Air France, entre o Rio de Janeiro e Paris.
O jornalismo da Globo reconta essa história na série original “Rio-Paris – A Tragédia do voo 447”, que estreia nesta sexta-feira (31) no GloboPlay.
A série, em quatro episódios, dá detalhes da viagem interrompida no dia 31 de maio de 2009.
O avião caiu cerca de 4 horas depois de decolar, matando todos os passageiros e tripulantes a bordo.
O documentário ouviu parentes, técnicos que participaram das investigações, especialistas em aviação e jornalistas que cobriram o caso.
Além disso, recuperou diálogos das caixas-pretas. As conversas da tripulação foram dubladas e transcritas e os momentos antes da queda, recriados com recursos tecnológicos.
A série mostra uma sequência de falhas e de procedimentos depois que os tubos de pitot, sensores de velocidade que ficam do lado de fora da aeronave, congelaram e deixaram de enviar informações para a cabine.
Em abril do ano passado, a justiça francesa absolveu a companhia Air France e a fabricante de aviões Airbus pelo desastre do voo 447, por falta de provas que ligassem diretamente as empresas ao acidente.
A promotoria francesa recorreu da decisão.
Leia também