Conhecida justamente pelo frio, a cidade da Serra da Mantiqueira registrou mínima de 1,1°C no primeiro dia do feriado de Corpus Christi. Apesar disso, inverno ainda não chegou. Temporada de inverno em Campos do Jordão
Luis Felipe Rodrigues
Conhecida como uma das principais cidades para o turismo de frio no Brasil, Campos do Jordão, em São Paulo, registrou temperatura mínima de 1,1°C na quinta-feira (30) e animou os visitantes que procuraram a Serra da Mantiqueira para passar o feriado de Corpus Christi.
Apesar das temperaturas chegarem perto de 0°C, esse ainda não é considerado o pico do frio na cidade, que é a mais alta do Brasil, com 1,6 mil metros acima do nível do mar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que os menores índices sejam registrados entre o fim de junho e o começo de julho, já durante o inverno, que vai começar no dia 20 de junho.
Vista aérea de Campos do Jordão (SP)
Luís Felipe Rodrigues
Mesmo com as temperaturas acima da média neste ano – entenda abaixo -, a projeção do Inmet é que o inverno de 2024 seja um pouco mais gelado na região em comparação com os últimos anos.
Desde 2015, a média para junho em Campos do Jordão é de 11,9°C. Em julho, a média é ainda mais baixa – de 11,5°C. No ano passado, a mínima registrada foi de 0,5°C, no dia 18 de junho.
“Na média o mês de junho é o mais frio do ano. Como os modelos indicam que no trimestre maio/junho/julho a temperatura vai estar próximo da média, e maio estamos acima da média, o mês de junho deve ser abaixo da média, para que o trimestre fique próximo da média projetada”, explica o instituto.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Geada em Campos do Jordão em 2023
Manoel Vasconcelos/Vanguarda Repórter
Média de temperaturas no ano até aqui
Apesar da projeção do Inmet indicar que as temperaturas devem ficar abaixo da média entre junho e julho, Campos do Jordão vem registrando dias mais quentes nesse ano até o momento.
Confira os números do Inmet abaixo:
Janeiro
Média dos últimos 10 anos: 17,5°C
2023: 16,8°C
2024: 17,9°C
Fevereiro
Média dos últimos 10 anos: 17,4°C
2023: 17,6°C
2024: 17,9°C
Março
Média dos últimos 10 anos: 16,8°C
2023: 17,1°C
2024: 18°C
Abril
Média dos últimos 10 anos: 15,3°C
2023: 16,7°C
2024: 14,9°C
Até quinta-feira (30), a média para este mês de maio era de 15,5°C. O índice também está acima da média dos últimos anos, que fica em 12,4°C – mesmo número registrado em maio de 2023.
De acordo com o Inmet, o motivo para os dias estarem um pouco mais quentes que o normal em Campos do Jordão ainda é a influência do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.
Esse fenômeno, porém, tem enfraquecido. A previsão é que outra condição, o La Niña – a diminuição da temperatura das águas do Oceano Pacífico – ganhe força.
“Agora estamos passando para a neutralidade e, em junho, os modelos indicam que devemos estar com o La Niña em atuação”, explica o Inmet.
Turismo
Mesmo com as temperaturas um pouco mais altas, o número de turistas em Campos do Jordão não tem diminuído, de acordo com a prefeitura da cidade.
Segundo a gestão municipal, os números vêm aumentando nos últimos anos e a projeção é que o aumento se mantenha em 2024. Entre 2019 (ano antes da pandemia) e 2023, quando a cidade recebeu 5,5 milhões de pessoas, o aumento foi de 11,5%
Campos do Jordão (SP)
Divulgação/Alesp
“Considerando que no final de março foram reiniciados os voos comerciais para o aeroporto de São José dos Campos, há novas possibilidades de visitantes para as cidades do Vale, incluindo Campos do Jordão. Em julho haverá voos temporário entre Salvador e São José dos Campos, o que também deverá movimentar bem a cidade”, afirma.
A prefeitura tem a expectativa de receber 130 mil turistas no feriado de Corpus Christi, em que a taxa de ocupação da rede hoteleira está em 95%, e 1,5 milhão de visitantes em toda a temporada de inverno.
Queda nas temperaturas aumenta movimento de turistas em Campos do Jordão
Wagner Santos/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina