Total de homicídios culposos no trânsito passaram de 1.131, em 2023, para 1.268 registros neste ano, até abril. Trânsito na Marginal Pinheiros na manhã de terça-feira (20), por conta de uma acidente e obras, sentido Interlagos em São Paulo (SP).
RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O número de mortes no trânsito do estado de São Paulo aumentou 12% nos primeiros quatro meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Na comparação com os últimos três anos, o crescimento foi ainda maior: 33%.
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Em 2023, foram registradas 1.131 mortes classificadas como homicídios culposos pela SSP, quando não há a intenção de matar. Já neste ano, o número subiu para 1.268, de acordo com os dados divulgados pela pasta até abril.
Em 2021, esse valor era de 954 mortes registradas. Alta de 314 óbitos em três anos.
Março e abril são os meses com mais registros de mortes nos quatro anos analisados (veja tabela abaixo).
Mortes no trânsito, em SP
Os números de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, são menores e mantém a média de três ou quatro, nos primeiros quadrimestres de 2021 a 2024.
Questionada sobre o aumento, a SSP ainda não se posicionou.
Mortes de motociclistas
Primeiro trimestre de 2024 bate recorde de mortes de motociclistas na capital
Além dos homicídios no trânsito, o 1º trimestre de 2024 foi o mais mortal para motociclistas na cidade de São Paulo desde 2015, quando os dados começaram a ser coletados pelo governo estadual. No período foram 108 óbitos nos primeiros três meses do ano.
O número representa um aumento de 25,5% em relação a 2023, quando foram registradas 86 mortes de motociclistas na capital.
No início de maio deste ano (2), foram registradas quatro mortes nas chamadas ‘faixa azuis’, uma sinalização implantada em avenidas de São Paulo exclusiva para a circulação de motociclistas.
Prefeitura de SP confirma quatro mortes de motociclistas em duas avenidas após implementação da faixa azul
Três mortes aconteceram na Avenida dos Bandeirantes e uma na Avenida 23 de Maio, na Zona Sul da capital paulista. O primeiro óbito foi registrado em 23 de dezembro de 2023, às 00h, na Av. dos Bandeirantes, sentido marginal, altura da Rua Antonio Macedo Soares. O motociclista avançou sinal vermelho para fugir de um assalto. A pessoa que estava na garupa morreu por colisão.
A primeira implantação foi em agosto de 2022 e durante o primeiro ano, segundo a prefeitura não houve registros de mortes de motociclistas nas faixas.
Prefeitura confirma 4 mortes em avenidas com faixa azul
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