28 de dezembro de 2024

Bairro em Canoas está seco pela primeira vez e cenário nas ruas é de lama; novas bombas retiram 10 mil litros de água por segundo

Município tem 30 óbitos confirmados. Expectativa da prefeitura é de que a cidade esteja completamente sem água nas ruas ao fim do dia. Bairro Mathias Velho, em Canoas, fica repleto de lama após água baixar
Prefeitura Municipal de Canoas
O bairro Mathias Velho, um dos mais atingidos pelas enchentes em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, está seco, segundo a prefeitura. Esta é a primeira vez que a região fica livre das águas desde o início da inundação que assolou o Rio Grande do Sul.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A tragédia deixou um rastro de destruição e prejudicou 44% da população de Canoas. O município está entre as cidades mais afetadas pela tragédia, atrás apenas de Eldorado do Sul, que teve 80,8% da população atingida, e Muçum, com 66,3%, de acordo com informações divulgadas pelo governo estadual na última quinta-feira (30).
Contudo, Canoas lidera como a cidade com mais óbitos confirmados no estado. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã deste domingo (2), o município tem 30 mortes confirmadas.
A tragédia climática matou 172 pessoas, deixando 42 desaparecidas, 806 feridas e mais de 617,4 mil fora de casa. Cidades foram devastadas: 475, de um total de 497, sofreram algum tipo de dano. O estado soma bilhões de reais em prejuízos.
Casas em Canoas ficam reviradas após inundação
Prefeitura Municipal de Canoas
Drenagem e bombas
Canoas tem trabalhado para drenar as áreas alagadas. Com mais de 50 bombas operando na retirada de água do município, quatro bombas “mais potentes” foram instaladas no bairro Mathias Velho na sexta-feira (31), informou a prefeitura.
Essas bombas, fornecidas pela Sabesp, são capazes de, juntas, retirar 10 mil litros de água por segundo.
Quatro bombas foram instaladas na sexta-feira no bairro Mathias Velho, em Canoas
Prefeitura Municipal de Canoas
Mathias Velho é o mesmo bairro onde o cavalo Caramelo foi encontrado em cima de um telhado no dia 8 de março e retirado de lá no dia seguinte.
Reconstrução em Canoas
Bairro de Canoas passa por mutirão de limpeza durante o feriado
Embora o bairro Mathias Velho já esteja seco, algumas ruas no bairro Rio Branco permanecem alagadas.
Segundo a prefeitura, a expectativa é que até domingo à noite a cidade de Canoas esteja completamente sem água.
A enchente no Rio Grande do Sul teve um impacto significativo na vida dos moradores de Canoas. Além dos danos materiais, muitos residentes enfrentam agora o desafio de limpar e reconstruir suas casas e estabelecimentos comerciais.
A médica veterinária Isabella Haupenthal, residente do bairro Harmonia, em Canoas, relata que já começou a limpar a sua casa.
“Tivemos que destruir o sofá, que estava cheio de fungo ou mofo. Todos os móveis da cozinha também foram fora”, relata a veterinária.
Cozinha de Isabella foi totalmente destruída pelo alagamento em Canoas
Arquivo pessoal
Vídeos: Tudo sobre o RS

Mais Notícias