28 de dezembro de 2024

Arraial Junino 2024: confira as datas dos festejos oficiais em Belém

Programação traz concurso de quadrilhas e apresentações de grupos parafolclóricos. As quadrilhas movimentam milhares de pessoas em Belém e serão a maior atração da quadra junina, de 13 a 23 de junho, na praça Waldemar Henrique
Comus
A programação oficial de São João em Belém acaba de ser anunciada. As apresentações dos concursos de quadrilha e grupos folclóricos ocorrem de 13 a 23 de junho. As inscrições para participar das competições do Arraial 2024 estão abertas.
Concurso de Quadrilhas
O Concurso Oficial de Quadrilhas 2024 vai premiar 44 propostas juninas, entre elas, 36 grupos de quadrilhas devidamente habilitadas.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
“O edital em forma de premiação fará com que todas as quadrilhas habilitadas sejam premiadas, de acordo com a colocação. Ou seja, todas serão agraciadas pelo concurso. Além disso, participamos da decisão de manter as apresentações na Praça Waldemar Henrique, para nós que somos quadrilheiros, é muito importante e simbólico para a nossa cultura”, diz Tom Vilhena, presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do Pará (FEQUAJUPA), que faz a gestão compartilhada do Arraial 2024 junto à Prefeitura de Belém.
Apresentações
A 1ª fase de apresentações será realizada no período de 13 a 16 de junho. A 2ª fase, ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de junho. De acordo com o edital, a apuração vai ser realizada nos dias 18 e 23 de junho e a premiação também será no dia 23, revelando as grandes campeãs do concurso que se apresentarão na Praça Waldemar Henrique.
Pássaros Juninos
Mário Quadros/ Ascom Secult
Credenciamento
Para além do concurso, a contratação dos grupos culturais, como Pássaros Juninos, Cordões de Bichos, grupos Parafolclóricos, Carimbó, grupos de Boi-Bumbá e Toadas serão selecionados por meio da política de fomento da Fumbel, via Edital de Credenciamento Artístico 004/2023, que integra as ações e políticas de fomento implementadas pela Fumbel, que busca enriquecer a cena cultural de Belém.
Para isso, os participantes devem acessar o edital no site da fundação e preencher o formulário, além de anexar os documentos solicitados.
Vale ressaltar que independente do Arraial Junino, além dos grupos citados acima, o edital de credenciamento é aberto às demais categorias artísticas:
Artes Cênicas,
Artes Visuais,
Música,
Literatura,
Audiovisual,
Arte Digital,
Design,
Moda,
Cultura Alimentar,
Cultura Popular,
Cultura Afro-Brasileira,
Povos Originários,
Patrimônio Cultural Imaterial,
Expressões Corporais e
Coreográficas e Artesanato.

Mais Notícias