27 de dezembro de 2024

Embaixadores árabes no Brasil tratam sobre comércio e exportação em Goiás durante evento com Acieg e Governo

O objetivo foi convidar empresas árabes na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que será realizada em agosto. Exportações goianas para países do Oriente Médio cresceram em 84,9%. Embaixadores de países árabes do Brasil se reuniram com representantes da Acieg e Governo de Goiás.
Reprodução/Marcos Carrieri / Agência de Notícias Brasil-Árabe
Em evento diplomático, dez embaixadores de países árabes do Brasil se reuniram com representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Governo de Goiás. O objetivo foi convidar empresas árabes na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que será realizada em agosto.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Nos últimos cinco anos, as exportações goianas para países do Oriente Médio e do norte africano cresceram em 84,9%, de acordo com o Governo Federal. Pedro Sales, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), destacou que Goiás “tem apresentado indicadores de crescimento que representam o dobro da média nacional”.
LEIA TAMBÉM:
Negociação com mais de 40 embaixadas e um dos maiores eventos do país do setor: Acieg lança Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central
Feira de Negócios Goiâniacal reúne mais de 700 marcas com novidades do outono inverno 2024 para lojistas
Parceria entre Grupo Jaime Câmara e ESPM promove curso de estratégia e planejamento de mídia
Segundo o Instituto Mauro Borges (IMB), o Produto Interno Bruto de Goiás cresceu 5,3% no terceiro trimestre de 2023, superando a média nacional de 2% nesse período. O presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Getúlio Faria, pontuou aos embaixadores que “Goiás tem papel importante nas relações comerciais do Brasil”.
Na ‘hora da foto’, os goianos já demonstraram a diplomacia brasileira. Enquanto Ibrahim Alzeben, embaixador da Palestina, justificava no calor porque não estavam de terno, os representantes de Goiás retiraram os paletós para que todos ficassem confortáveis com as câmeras.
Comércio
Somente em 2023, a receita de Goiás totalizou mais de 707,8 milhões de reais em exportações para os 22 territórios que compõem a Liga Árabe, segundo dados da SIC. Para Mohamad Mouras, vice-presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileiro, esse número tem dois motivos principais: as garantias sanitárias e a diplomacia brasileira.
Em entrevista ao O Popular, ele destacou o primeiro ponto, principalmente se tratando do comércio de carne bovina. “O Brasil fez um trabalho impecável na área de comida”, pontuou. O processo de abate foi, inclusive, testemunhado pelos embaixadores em visita à empresa JBS. Goiás é conhecido mundialmente pelo grande potencial de exportações de commodities, principalmente soja, carnes, milho e minérios.
“Não pode se confundir árabe com muçulmano. Porém, nos países árabes, mais de 90% da população é muçulmano. Eles consomem produtos seguindo o abate halal, que é um dos procedimentos ligados à religião. Então, eles vivem em volta desse abate da justiça. Como é feito o abate, como é feito o empacotamento. Isso traz muita credibilidade e eles passam essa informação para os importadores e para as pessoas envolvidas no processo de compra. Isso é muito importante”, disse ele.
Já sobre o segundo ponto, Mohamad mencionou a relevância dos representantes árabes aqui. “Um embaixador de um país árabe no Brasil, sem exagerar, é tão importante como um embaixador de um país árabe em toda a Europa”, comparou.
Sobre o caminho inverso, a importação de produtos árabes, o embaixador falou da importância de encurtá-lo, não somente para o petróleo, mas para outros produtos como gás e fertilizantes. “Infelizmente, no passado, esse gap entre importação e exportação cresceu muito. Em anos anteriores, ele não foi tão grande”, disse.
O presidente em exercício da Acieg, Allan Maximo, disse que o propósito goiano é “trazer cada dia mais essa relação de comércio entre países e com o nosso Estado para escoar a produção do mundo todo”. A localização geográfica privilegiada do estado foi apontada como fator principal para alcançar esse objetivo.
“Não cabe ao Brasil só exportar, não cabe aos países árabes só importar”, destacou o vice-presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileiro, Mohamad Mouras.
Feira
A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) será realizada em 27, 28 e 29 de agosto no Centro de Convenções de Goiânia. O evento vai reunir mais de 160 expositores de pelo menos 7 estados brasileiros, além de produtos internacionais – 48 embaixadas foram convidadas.
O evento é gratuito, aberto ao público, com palestras, rodadas de negócios e capacitação profissional. “Estamos movimentando o estado, nessa tratativa de fazer negócios. E discutimos também tecnicamente. É importante que, além de fazer negócios, nós possamos ter essa discussão técnica para qualificarmos”, disse Allan Máximo.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias