Massoterapeuta voltava do trabalho quando foi atingida por carro de luxo. Ela precisará de tratamento para reaprender a andar. Massoterapeuta que perdeu perna por ser atingida por carro de luxo fala ao Fantástico
A massoterapeuta Maria Graciete Alves de Araujo, atropelada em 20 de maio na cidade de Barueri, na Grande São Paulo, contou ao Fantástico como foi o grave acidente que a fez amputar uma perna.
“Eu penso agora em conseguir me levantar, em conseguir o tratamento, colocar a prótese, que eu não sei quanto tempo vai demorar”, disse Maria Graciete, conhecida por familiares e amigos como Grazi.
Grazi, que se dedicava a aliviar as dores dos outros, vai ter que reaprender a andar. “Vou ter que começar uma nova vida”, afirmou. “Vou ter um processo para minha reabilitação”.
Ela estava voltando de mototáxi do spa em que trabalha quando o veículo foi atingido por um carro de luxo em alta velocidade. Segundo testemunhas, a moto vinha pela faixa do meio, em frente a um carro.
O mototaxista afirmou que acionou a seta para eles virarem à esquerda e pegarem um retorno. Ele entrou na última faixa da avenida e, nesse momento, os dois sentiram uma pancada.
Dois carros de luxo estavam em alta velocidade, disputando um racha, de acordo com testemunhas. Um deles estava na faixa central e, para desviar do carro que estava atrás da moto, pegou a faixa da esquerda.
Foi nesse instante em que a moto também mudou de faixa, e o carro acertou Grazi e o mototaxista.
“Quando ele foi dobrando paro outro lado da rua para fazer o retorno, eu só senti”, disse Grazi. “Já vi que eu estava rolando no chão”.
Maria Graciete Alves de Araújo, massoterapeuta atropelada por carro de luxo
TV Globo/Reprodução
Mesmo no chão, ela conseguiu pegar seu celular na mochila e pedir ajuda para a colega Brenda, com quem trabalha. “Eu bati foto, só vi sangue assim de longe, não deu pra eu me levantar muito, porque eu estava com muita dor”.
A amiga contou que, quando chegou ao local, não conseguiu ver a perna de Grazi e que procurou protegê-la. “Eu ajoelhei no chão e ficava com a cabeça na frente dela o tempo inteiro, para ela não olhar, para proteger ela”.
Grazi foi levada para o hospital e só descobriu que havia perdido a perna quando acordou, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “Uma hora eu estava sozinha lá, e aí que eu olhei”, recorda. “Aí eu fui me dar conta do que realmente tinha acontecido”.
Alta velocidade
O motorista que causou o acidente, Carlos André Pedroni, fugiu sem prestar socorro. À Polícia, ele disse que no passado havia sido sequestrado na mesma região e que não parou por medo de ser novamente alvo de criminosos.
A advogada de Grazi, Natália Soares, afirmou que o delegado pediu o boletim de ocorrência da suposta tentativa de sequestro, mas que Pedroni não apresentou nenhuma evidência. “Nós acreditamos que é uma cortina de fumaça nesse sentido, para justificar a velocidade absurda que eles estavam”.
Moto atingida por carro de luxo em Barueri, na Grande São Paulo
TV Globo/Reprodução
Pedroni foi indiciado pelos crimes de lesão corporal com dolo eventual, quando se assume o risco de ferir alguém, omissão de socorro e fuga do local do acidente.
Ele e o motorista do outro carro, Roberto Viotto, que também estava em alta velocidade negam que participavam de um racha.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo disse, em nota, que as investigações e a perícia seguem em andamento.
Vida após acidente
Nascida em uma região ribeirinha no interior do Amazonas, Grazi foi para Manaus aos 13 anos para trabalhar como babá. Anos depois, ela se formou em jornalismo. “Foi uma vitória para a minha mãe, para a minha família inteira”, disse.
Ela se mudou a convite de uma amiga para São Paulo. No estado, ela fez o curso de massoterapia. “Percebi que era isso que eu queria fazer, que era de cuidar de pessoas, que era de autocuidado. E cuidar mesmo, com amor genuíno”.
Agora, ela já pensa em fazer outra faculdade: fisioterapia. “Já vai agregar muito e eu vou ajudar muito mais pessoas com isso”, disse.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.