1 de janeiro de 2025

São João: Energisa alerta sobre os riscos das ligações clandestinas

Saiba como solicitar ligação provisória As ligações provisórias devem ser informadas à Energisa
Energisa
Nas festas de São João, muitos sergipanos aproveitam o momento para ganhar uma renda extra. A Energisa orienta que antes de abrir comércios temporários e realizar festas, é importante solicitar a ligação provisória com antecedência e evitar as ligações clandestinas que podem causar acidentes graves e a interrupção do fornecimento de energia.
O coordenador de combate às perdas da Energisa, Bernard Gouveia, orienta que é preciso solicitar a ligação provisória que é uma forma de garantir a segurança e evitar choques elétricos e acidentes fatais, além de ter o serviço regularizado e sem o risco de ser autuado por furto de energia que é crime previsto em lei.
“Quem deseja abrir esses comércios temporários, precisa solicitar a ligação provisória e seguir todas as normas de segurança. É importante também realizar essa solicitação de forma antecipada. Não façam ligações clandestinas, pois trazem risco não só para quem pratica, mas para todas as pessoas ao redor do comércio, podendo gerar falta de energia na localidade por sobrecarga”, orienta Bernard.
As ligações provisórias devem ser informadas à Energisa com antecedência mínima de cinco dias úteis. O cliente deve ir até uma agência da Energisa e informar o período em que a energia será utilizada, apresentar RG, CPF, e obrigatoriamente a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), além da relação dos equipamentos que serão usados no estabelecimento com suas respectivas potências, em watts ou kilowatts.
De janeiro a maio deste ano, foram identificaram 3.260 irregularidades e recuperado cerca de 6GWh de energia. A quantidade de energia desviada é suficiente para abastecer aproximadamente 29 mil residências. “Além dos riscos, as ligações clandestinas trazem prejuízos para a população tanto pela interrupção no fornecimento de energia elétrica, como no custo que é pago por todos na tarifa de energia. Por isso, contamos com o apoio da população para denunciar esse crime”, ressalta.
Como denunciar
A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 079 0196 ou pelo whats app www.gisa.energisa.com.br e ainda pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.

Mais Notícias