1 de janeiro de 2025

Com 40 dólares e ‘força-tarefa’ de amigos, pernambucano abriu confeitaria em Vancouver que hoje tem 20 funcionários

Adeilton Pereira de Melo chegou ao Canadá em 2006 com uma mochila e 700 dólares no bolso para trabalhar em uma padaria. Hoje tem a sua própria confeitaria, que recebe mais de 500 clientes por dia. Pernambucano comanda confeitarias de sucesso em Vancouver
O Globo Repórter desta sexta-feira (31) fez uma viagem sobre trilhos no Canadá, onde conheceu o chefe pernambucano Hadeilton Pereira de Melo, que hoje comanda uma das confeitarias mais disputadas de Vancouver.
Ao programa, o chefe relatou sua trajetória desde Frei Miguelinho (PE).
“É uma cidade pequena. Eu cresci lá vim de uma família muito simples, mas, com 18 anos, eu fui para Recife e ingressei no ramo de hotelaria, que foi ótimo porque começou a lapidar. Eu escutava meus colegas falando inglês e achava aquilo muito legal. Falei: ‘nossa, eu quero falar inglês também'”, conta.
Ida para o Canadá com uma mochila e 700 dólares
A partir daí, Hadeilton começou a pensar em voos maiores: ir para o Canadá.
“Eu fui ver meus pais e eu acho que foi uma das conversas mais difíceis que eu tive. Sair da minha cidade para o Recife não foi tão difícil, mas sair de Recife para o Canadá foi um passo bem grande”, diz.
Ele chegou ao país em 2006 com uma mochila e 700 dólares no bolso. O primeiro emprego dele foi em uma padaria. E, a partir daí, ingressou no mundo da gastronomia e conseguiu se especializar na França, mas era em Vancouver que ele queria realizar seu sonho: abrir uma confeitaria.
Abertura da confeitaria e o desafio diante da pandemia da Covid-19
Apesar de ter sido impactado financeiramente pela pandemia da Covid-19, Hadeilton decidiu seguir com o seu sonho.
“A pandemia danificou tudo financeiramente. Todo meu recurso financeiro acabou. Eu abri uma loja no dia primeiro de agosto com 40 dólares que tinham no meu banco”, relata, emocionado.
Diante das dificuldades, Hadeilton precisou pedir ajuda aos amigos. “Eu liguei para os meus amigos para pedir ajuda. Eles ficaram até às três horas da manhã limpando loja, arrumando cadeiras, lavando louças e eu na cozinha. Graças aos meus amigos e a minha força de vontade de continuar, nós abrimos a loja e foi um sucesso mesmo com pandemia”.
O sucesso do estabelecimento
Hoje a confeitaria do Hadeilton tem mais de 20 funcionários de sete nacionalidades diferentes: “africano, japonês, coreano, canadense, brasileiro, espanhol”, diz o chefe.
O espaço ainda recebe mais de 500 clientes por dia. O Pernambuco descreve ainda seus sentimentos diante de todo sucesso:
“Eu sinto gratidão, emoção, amor. Eu sinto vontade de vencer de ir mais longe”, destaca.
Quitutes cheios de brasilidade
No cantinho em Vancouver, Hadeilton ainda aguça o paladar dos canadenses com quitutes cheios de brasilidade.
“Isso é um spolen, que lembra nosso pão de queijo brasileiro. É feito com queijo, cebolinha e uma massa branca”, explica o chefe.
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 31/05/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A

Mais Notícias