3 de janeiro de 2025

VÍDEO: Aeroporto Salgado Filho já está seco, mas apresenta poças e sujeira

Terminal de Porto Alegre está fechado há um mês, desde 3 de maio. Retorno está previsto apenas para o Natal, de acordo com o governo federal. VÍDEO: Aeroporto de Porto Alegre já está seco, mas apresenta poças e sujeira
Depois de parar as atividades no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a água baixou e se concentrou em pequenas poças pelo terminal, que está fechado há um mês. No local, as consequências do desastre se manifestam com um local seco, mas ainda sujo nesta segunda-feira (3).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O cenário de destruição visto no início de maio deu lugar ao trabalho de limpeza do andar térreo, que foi atingido, juntamente com a pista de pouso e decolagem. Além disso, será necessário reparar a rede elétrica.
Na área das bagagens ainda se encontram mato, lixo e pedaços de pau em cima das esteiras.
Desde 3 de maio, 600 mil pessoas deixaram de pegar um voo porque 5,4 mil aviões deixaram de decolar. Para compensar a conexão da capital com outros estados, a administradora Fraport passou a operar com capacidade reduzida na Base Aérea de Canoas, com check-in em um shopping da cidade.
Aeroporto Salgado Filho deve reabrir apenas no Natal, diz governo
Governo amplia voos comerciais na Base Aérea de Canoas
Trensurb amplia horário de funcionamento
Esteiras do aeroporto tem sujeira acumulada
Philipe Guedes/TV Globo
Apesar de estar parcialmente seca, a pista já está limpa, mas apresenta poças de água. De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o asfalto da área está esfarelando. Arrozeiros locais ajudaram na drenagem, usando bombas de irrigação para remover parte da água acumulada.
Uma vistoria foi realizada nesta segunda, quando foi constatada a necessidade de reformas na pista. Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Fraport e do Governo Federal estiveram no local.
“O caminho critico é a pista. Visualmente pode parecer que está tudo bem. Podemos limpar e começar. Infelizmente temos que passar por um programa de sondagens e testes de 45 dias, para entender [o impacto do alagamento]”, afirma Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.
Pista do Aeroporto de Porto Alegre está seca, mas tem poças
Philipe Guedes/TV Globo
Ao todo, 4 mil pessoas trabalham hoje no aeroporto, e os funcionários de algumas lojas presentes no terminal retornaram para fazer a limpeza após os estragos.
A Fraport administra o Aeroporto Salgado Filho desde 2018, quando a administração do local foi concedida à iniciativa privada. A concessionária afirma que precisará de apoio do Governo Federal para retomar as operações.
O ministro Paulo Pimenta, que está à frente da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, disse que a empresa receberá financiamento para cobrir os serviços de reparo, que não estavam previstos no contrato de concessão.
Até o período anterior aos temporais e às cheias que deixaram 172 mortos no RS, o aeroporto conectava a capital a 22 cidades de todo o Brasil e a seis destinos internacionais.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias