3 de janeiro de 2025

Nunes Marques toma posse como vice-presidente do TSE e comandará a corte em 2026

Como vice-presidente do TSE, Nunes Marques terá a tarefa de ajudar na coordenação das eleições municipais, garantindo a lisura e a transparência dos processos eleitorais. Nunes Marques
Nelson Jr./SCO/STF
O ministro piauiense Kassio Nunes Marques assume nesta segunda-feira (3) a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável por coordenar os processos eleitorais no Brasil. Nunes Marques foi eleito para o cargo em 7 de maio, enquanto a ministra Cármen Lúcia foi escolhida para a presidência do TSE.
Ao vivo: Cármen Lúcia toma posse na presidência no TSE; assista
Cármen Lúcia, atual vice-presidente do TSE, sucede o ministro Alexandre de Moraes na presidência da Corte Eleitoral. Seguindo a tradição, a atual vice-presidente deve assumir o comando da Corte por ordem de antiguidade dos ministros do STF que ocupam cadeiras no Tribunal.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Assim, indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Kassio Nunes Marques se prepara para presidir o TSE durante as eleições gerais de 2026. A próxima troca na liderança do TSE está programada para agosto de 2026, o que pode deixar Nunes Marques esteja à frente do Tribunal durante o próximo pleito presidencial.
Como vice-presidente do TSE, Nunes Marques terá a tarefa de ajudar na coordenação das eleições municipais, garantindo a lisura e a transparência dos processos eleitorais.
Perfil de Kassio Nunes Marques
Kassio Nunes Marques, de 51 anos, é natural de Teresina (PI). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), ele possui um mestrado em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, e doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
Antes de sua indicação ao STF em novembro de 2020, Nunes Marques atuou como advogado e foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) de 2008 a 2011. Ele também serviu como desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Eleições 2024
Cármen Lúcia em sessão do STF em 2022.
Fellipe Sampaio/SCO/STF
No comando do tribunal, a presidente Cármen Lúcia terá como principal desafio prosseguir na organização das eleições municipais de 2024.
Em outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios no país.
Em fevereiro, a Corte Eleitoral aprovou um conjunto de 12 normas que servem para ordenar o pleito e tratam de temas desafiadores para a garantia da liberdade de escolha do eleitor: a regulação do uso da inteligência artificial e o combate à desinformação. A nova presidente foi a relatora das novas regras.
*Estagiária sob supervisão de Maria Romero.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias