3 de janeiro de 2025

Passageiros do BRT reclamam da falta de elevador para idosos e pessoas com deficiência nas estações

Equipes do RJ2 rodaram muitas estações do BRT no Rio de Janeiro e observaram a falta de manutenção em vários equipamentos de uso exclusivo para pessoas obesas, gestantes, idosos, pessoas com deficiência e com crianças de colo. Equipes do RJ2 rodaram muitas estações do BRT no Rio de Janeiro e observaram a falta de manutenção em vários equipamentos de uso exclusivo para pessoas obesas, gestantes, idosos, pessoas com deficiência e com crianças de colo.
Reprodução TV Globo
Os passageiros do BRT no Rio de Janeiro estão reclamando da falta de manutenção nos elevadores que dão acesso às estações. Esses equipamentos são de uso exclusivo para pessoas obesas, gestantes, idosos, pessoas com deficiência e com crianças de colo.
Contudo, a falta de manutenção em muitos deles prejudica milhares de trabalhadores que precisam dos elevadores para acessar as estações do BRT diariamente.
“Eu moro no Rio de Janeiro há três anos. Minha esposa trabalha aqui. Todos os dias venho levar e buscar ela e nunca vi esse elevador funcionando”, disse o passageiro no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.
O técnico em refrigeração Roberto Borges comentou que nunca viu um dos elevadores do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, funcionando.
“Eu nunca vi funcionar”, comentou.
Na parte interna da estação, há outro elevador parado, assim como um lance de escadas rolante. A cabelereira Cleidiane de Souza afirmou que a falta do equipamento prejudica muito a locomoção de quem precisa.
“Nessa hora faz muita falta porque tem que subir com pressa, com criança no colo. É muito cansativo (…) Ajudaria bastante (se tivesse funcionando). Ainda mais na minha vida, com bebê, e para os idosos também”, comentou Cleidiane.
A dona Jurema, que trabalha na Barra da Tijuca e mora em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, diz esperar há anos pelo funcionamento dos elevadores.
“Nunca vi (funcionando) A gente vai descer isso tudinho. As vezes o carregador tem que descer com carga. Ai fica difícil. As vezes tem senhora. Se endireitasse pra gente era bom”, pediu.
Equipamentos trancados
Na estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, os dois elevadores que dão acesso ao BRT estão trancados. Sem eles, a pessoas com deficiência, por exemplo, precisam subir os 37 degraus da escada para seguir viagem.
Nesta segunda-feira (3), um dos três elevadores da estação de BRT Into, no Centro, também estava fechado.
O que diz a concessionária
Em nota, a Mobi-Rio disse que todos os elevadores dos terminais sob sua administração passam por manutenção contínua e que eles são reparados assim que apresentam qualquer problema. A concessionária comentou ainda que as panes geralmente são causadas pelo mau uso.
O RJ2 tentou contato com a Rioter, empresa que administra o terminal Alvorada, mas até a última atualização desta reportagem não teve retorno.
Leia, abaixo, a íntegra da nota da Mobi-Rio
“A MOBI-Rio informa que todos os elevadores dos terminais sob sua administração passam por manutenção contínua e são prontamente reparados sempre que sofrem panes. As panes tem sido causadas em sua maior parte pelo mau uso. A estação INTO tem acessibilidade assegurada através de rampas de acesso e dois dos três elevadores estão em funcionamento, com previsão de 24h para reparo do terceiro, assim como os do Jardim Oceânico, que retornarão à operação amanhã. Os funcionários da MOBI-Rio são orientados a auxiliarem os passageiros com necessidades especiais sempre que ocorre algum defeito nos elevadores. Já o Terminal Alvorada se encontra sob responsabilidade da RIOTER e a SMTR irá cobrar providências para reparo dos elevadores.
A MOBI-Rio pede a colaboração dos passageiros para que respeitem as regras de utilização dos elevadores, destinados a pessoas com necessidades especiais, conforme sinalizado nos mesmos”.

Mais Notícias