5 de janeiro de 2025

Jovem que morreu após cair enquanto escalava tela para pegar bola de futebol teve ‘choque misto’, lesão grave na cabeça e infecções, diz polícia

O g1 ouviu um médico para explicar como aconteceu as intervenções no corpo de Luciano Damasceno da Silva Filho, de 22 anos, que levaram ele a morte. Segundo o pai, ele chegou a ficar 13 dias internado na UTI. Jovem morreu após subir em tela de proteção para pegar bola de futebol em Goianésia
O jovem Luciano Damasceno da Silva Filho, de 22 anos, que morreu após cair enquanto escalava tela para pegar uma bola de futebol teve ‘choque misto’, lesão grave na cabeça e infecções, segundo a polícia. Segundo o pai, ele ficou 13 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu.
✅Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O pai comunicou a morte do filho na Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Goiânia.Conforme a guia de encaminhamento de cadáver, a causa determinante da morte de Luciano foi um choque misto após uma lesão tronco encefálica, além de infecções.
O g1 ouviu o médico Marcelo Daher para explicar como aconteceu as intervenções no corpo de Luciano que levaram ele a morte por conta da queda. À polícia, o pai disse que ele caiu de uma altura de aproximadamente cinco metros.
O médico conta que ele teve uma lesão na base do crânio que é o local onde controla a respiração e os batimentos cardíacos. Com isso, ele teve várias formas de choques pelo corpo e possivelmente teve muita perda de sangue.
“O choque é qualquer fator que desregula o funcionamento do corpo. O corpo deixa de funcionar corretamente. Essa fratura no crânio é muito grave e desencadeou os choques”, conta o médico.
Daher menciona ainda que uma das formas de “choque misto” que Luciano pode ter sofrido foi a do choque cardiogênico, em que o coração não funciona da forma adequada e o sangue não circula.
Ao g1, a Prefeitura de Goianésia lamentou a morte do jovem e disse que os responsáveis pelo Módulo Esportivo prestaram assistência aos familiares. Além disso, informou que o jovem subiu na rede de proteção sem autorização do zelador e do técnico esportivo, e reforçou “a importância de seguir as normas de segurança para evitar tragédias como essa no futuro” (veja a nota na íntegra ao final da reportagem).
LEIA TAMBÉM
Menino morre após ser atingido por poste de alambrado em campo de futebol, em Goiânia
Morre garoto que levou choque em campo de futebol de Aparecida de Goiânia
Torcedora do Goiás tem visão ‘nublada’ após levar bolada no rosto durante jogo: ‘Vejo flashes’
Luciano Damasceno da Silva Filho, de 22 anos, morreu após cair enquanto tentava escalar tela em campo de futebol para pegar bola, em Goianésia
Luciano Damasceno/Arquivo pessoal
Queda em campo
O acidente aconteceu no dia 20 de maio, no Módulo Esportivo Pedro Volner. Ele foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas por conta da gravidade foi transferido para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. O jovem morreu no último domingo (2), às 00h02.
Ao g1, o pai reclamou da segurança do campo. “Foi falta de segurança. No local tinha vigilantes e permitiram que meu filho subisse na tela. Eu preferia ter buscado meu filho na delegacia, se o que ele fez fosse errado, do que na UPA sabendo que ele ia morrer”, conta o pai.
Campo de futebol Módulo Esportivo Pedro Volner, em Goianésia
Luciano Damasceno/Arquivo pessoal
Nota da Prefeitura de Goianésia na íntegra:
“A Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, lamenta profundamente o triste acidente ocorrido no Módulo Esportivo Pedro Volner em 20 de maio. Um jovem, que se tratava de uma pessoa com deficiência, subiu sem autorização do zelador e do técnico esportivo, na tela de proteção e, infelizmente, caiu, vindo a óbito neste fim de semana.
Nossos sentimentos estão com os familiares e amigos do jovem nesse momento difícil. A Prefeitura de Goianésia reforça que as autorizações para o uso do espaço pela comunidade devem ser obtidas exclusivamente através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer. Além disso, o acesso da comunidade ao local é permitido apenas para atividades dentro do horário previsto, das 18h às 23 horas.
Os responsáveis pelo Módulo Esportivo prestaram toda a assistência necessária aos familiares. Reforçamos a importância de seguir as normas de segurança para evitar tragédias como essa no futuro.”
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias