7 de janeiro de 2025

Após posse no TSE, Cármen Lúcia se reúne com presidentes dos tribunais regionais eleitorais

É a primeira agenda da nova presidente da Corte Eleitoral, empossada nesta segunda-feira (3). Situação das enchentes no RS e organização das eleições estão na pauta do encontro. Cármen Lúcia toma posse como presidente do TSE e diz que melhor remédio contra mentira é a informação séria
A nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lucia, terá nesta terça-feira (4) a primeira agenda após tomar posse no comando da Corte Eleitoral.
A ministra convidou todos os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para uma reunião, marcada para as 10h. A informação foi confirmada pelos TREs, que receberam o convite nessa segunda.
Apesar de não ter eleição municipal no Distrito Federal, o presidente do TRE-DF, Jair Soares, também foi convidado porque o TRE-DF atua nas eleições municipais emprestando urnas, deslocando equipes e também reforçando o trabalho de recebimento e cômputo das justificativas de ausências em outros estados. O DF funciona como reforço logístico e operacional aos outros tribunais.
Segundo a assessoria do tribunal regional, a expectativa é que seja discutida a situação eleitoral após a enchente no Rio Grande do Sul e também a logística para o pontapé inicial do planejamento da eleição na nova gestão no TSE.
– A ministra Cármen Lúcia durante a cerimônia de sua posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Posse
A ministra Cármen Lúcia assumiu nesta segunda-feira (3) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Ela vai comandar as eleições municipais de outubro. No discurso de posse, a ministra afirmou que o melhor remédio para a mentira é a informação séria e que eleições livres e confiáveis são importantes para a democracia.
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral recebeu mais de 300 convidados. Entre eles, o presidente Lula e os presidentes do STF, ministro Luís Roberto Barroso, do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira.
A ministra Cármen Lúcia assume a presidência do TSE pela segunda vez. Em 2012, foi a primeira mulher a comandar o tribunal e a presidir as eleições municipais. O novo mandato vai até 2026.

Mais Notícias