7 de janeiro de 2025

Embarcação naufraga e combustível vaza causando poluição nas águas do Rio Tapajós em Santarém

O incidente aconteceu na manhã desta terça-feira (4) no porto de Prainha. Com imagens do alto é possível ver que o óleo já se espalhou rapidamente pelo rio Tapajós
Drone/TV Tapajós
Na manhã desta terça-feira (4), uma embarcação naufragou nas proximidades do Porto de Prainha, em Santarém, no oeste do Pará, e derramou combustível causando poluição nas águas do Rio Tapajós.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com Cláudio Santarém, agente de fiscalização da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semma), houve uma denúncia sobre o derramamento de óleo, que foi recebida por meio do WhatsApp. No local, a Marinha já havia realizado os primeiros trabalhos de identificação dos proprietários da embarcação envolvida.
Ainda conforme o agente de fiscalização da Semma, as causas do naufrágio e do derramamento de combustível ainda não foram determinadas.
“A princípio, a gente não tem as causas de que tipo de embarcação, a identificação do proprietário e como ocorreu esse início. Se foi acidente ou se foi proposital. Mas a demanda é sobre… os populares sentiram aqui um cheiro forte de combustível e acionaram o órgão ambiental. Então, nossa competência é justamente verificar, mensurar essa questão da contaminação das águas pelo óleo e também aguardar os procedimentos, o Inquérito da marinha com relação à qualificação dos proprietários, verificar o que houve e assim a partir disso a gente abriu o procedimento administrativo para apurar a questão da poluição”, disse o agente.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias