10 de janeiro de 2025

Famílias são novamente abrigadas em escola após lagoa voltar a transbordar e água invadir casas em Natal

Lagoa do Santarém havia transbordado há três semanas, também após dia chuvoso. Mais de 50 pessoas foram abrigadas após casas serem invadidas pela água, segundo Semtas. Chuva causa transtornos em Natal e Parnamirim
A Lagoa do Santarém, na Zona Norte de Natal, voltou a transbordar após as chuvas que caíram nesta terça-feira (4) na capital potiguar, e a água novamente invadiu as casas de moradores do entorno.
Com isso, as famílias ficaram novamente desalojas e foram levadas para a Escola Estadual Adelino Dantas. Há menos de três semanas, as famílias também precisaram se abrigar na escola por conta do transbordo da lagoa.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), cerca de 55 pessoas estão na escola.
A pasta também informou que, em outro ponto da cidade, na Rua São Geraldo, em Cidade Nova, 200 pessoas ficaram desalojadas.
A prefeitura informou que a permanência das famílias na escola na Zona Norte “é uma medida temporária, aguardando que as condições climáticas melhorem e a água baixe para que possam retornar com segurança às suas residências”.
Lagoa alagou casas e famílias ficaram desalojadas na Zona Norte de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
A Semtas informou que providenciou alimentos e está prestando assistência às famílias.
A dona de casa Adriana Matias contou que dessa vez o alagamento nas casas foi mais intenso do que há três semanas.
“Nossa situação é essa: choveu, estamos alagados. Desde novembro do ano passado. De três em três meses, de três em três semanas estamos vindo pra cá. Não tem condições”, lamentou.
Ela disse que a única alternativa quando isso ocorre é esperar parar de chover, já que a lagoa não tem suportado e tem transbordado. “Choveu, ninguém dorme. É cansaço mental, cansaço físico”, completou.
Famílias foram levadas para colégio após casas alagarem
Reprodução/Inter TV Cabugi
O ajudante de pedreiro José Ivanilson contou que levou a família para a casa da mãe, mas que preferiu ficar na escola por medo de arrombamentos na residência.
“Se a gente abandonar as casa acontece arrombamento, então a gente tem que estar de olho aqui e ali”, disse José Ivanilson. “Os arrombadores infelizmente se aproveitam da situação”, completou.
Chuvas em Natal
Segundo a prefeitura, das 82 lagoas de captação monitoradas, duas apresentaram problemas mais graves de transbordamento: as dos conjunto Santarém e a do loteamento José Sarney, no bairro Lagoa Azul.
Segundo a prefeitura, choveu mais de 100mm em alguns bairros de Natal. O bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte, registrou o maior índice pluviométrico, com 109mm. A chuva causou alagamentos em ruas e avenidas da capital. Uma avenida que liga as cidades de Natal a Parnamirim também ficou intransitável.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias