10 de janeiro de 2025

Dia Mundial do Meio Ambiente: casal cria moeda para comércio ecológico e arrecada 15 toneladas de material reciclável

Em quatro meses, Domingos Rocha e Fátima Vieira conseguiram arrecadar em torno de 15 toneladas de material reciclável. Moeda garante troca do material por alimentos. Casal cria moeda e comércio para incentivar vizinhos a trocarem material reciclável por alimentos em Teresina
Arquivo Pessoal/Domingos Rocha
Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o g1 conta a história de Domingos Rocha e Fátima Vieira, ambos de 48 anos. Eles criaram uma moeda, o PI, e um comércio, a Kitanda Solidária, para incentivar seus vizinhos a fazerem coleta seletiva e trocarem material reciclável por alimentos no bairro Nova Teresina, na Zona Norte da capital piauiense. Em quatro meses, foram cerca de 15 toneladas de material recebidas.
“Desenvolvemos nossa própria moeda para que as famílias do nosso bairro possam comprar o que quiserem em nossa quitanda, desde frutas, alimentos, produtos de higiene, produtos básicos do dia a dia, conforme a necessidade que estão tendo naquele momento”, explicou Domingos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ele explicou ainda que a movimentação da moeda é feita da seguinte forma: os vizinhos levam materiais recicláveis, eles calculam quanto aquele material valerá ao ser vendido para reciclagem e convertem esse valor em PI, com a moeda os vizinhos podem fazer compras no mercadinho montado por eles.
“Assim, com esse comércio, é a forma que o projeto atual dá maior autonomia e dignidade para essas famílias, pois elas têm a opção de escolher os produtos que mais precisam naquele momento e assim diversificarem sua alimentação e melhorarem sua nutrição, além do que uma cesta básica poderá oferecer”, afirmou Domingos.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Com os valores arrecadados com a venda do material reciclável, o casal mantém a Kitanda abastecida e ajuda a resolver o problema da poluição no bairro. “A gente vê muito lixo nas ruas, em terrenos baldios, muitas vezes jogados pelos próprios moradores”, contou Domingos.
“Então nós os estimulamos a não jogar fora e sim trocar por algum produto dentro da nossa quitanda, deixando nossa cidade mais limpa e sustentável”, completou.
O casal estuda expandir o projeto. “Nós estamos incentivando comerciantes da região a colocarem pontos de coleta. Também temos a quitanda itinerante, para podermos levar a mesma experiência para outros bairros. Mas somos apenas nós dois à frente do projeto, seria bom ter um incentivo do poder público também”, pontuou Domingos Rocha.
Dia Mundial do Meio Ambiente: casal cria moeda e comércio para incentivar vizinhos a trocarem material reciclável por alimentos em Teresina
Arquivo Pessoal
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
o

Mais Notícias