10 de janeiro de 2025

VÍDEO: Cadeirante sobe escada do metrô de joelhos em estação no DF

Escada rolante funcionava no sentido de descida do andar superior. Metrô-DF afirma que elevador estava danificado e homem não esperou pela mudança de sentido da escada. Cadeirante sobe as escadas do metrô de joelhos.
Uma pessoa com deficiência foi filmada subindo as escadas do metrô de joelhos, na manhã desta terça (5), em Samambaia, no Distrito Federal. Pelas imagens, é possível ver uma escada rolante disponível apenas no sentido de descida do andar superior. O homem, no entanto, precisava subir para o outro pavimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O vídeo foi gravado na estação de Samambaia Sul. É possível ver outro homem tirando baterias da cadeira de rodas e as carregando até o andar de cima. O g1 tenta contato com a pessoa registrada nas imagens.
Em nota, o Metrô-DF declarou que a equipe de segurança acionou os funcionários da estação para reverter a escada e viabilizar a subida do passageiro, mas que o usuário “resolveu não aguardar” (veja íntegra mais abaixo).
O Metrô também disse que, nesta manhã, o elevador da estação teve a porta desalinhada e roldanas quebradas, mas que os reparos já foram feitos.
À TV Globo, a passageira do metrô que enviou as imagens disse que raramente as escadas estão programadas para subirem ao pavimento superior. “Muitas vezes a gente vê idosos, cadeirantes, pessoas com muletas passando por essa humilhação”, conta a mulher.
Segundo ela, os funcionários que trabalham na estação não costumam atender aos pedidos de mudança na direção da escada.
Cadeirante sobe escadas do metrô de joelhos.
Reprodução
O que diz o Metrô-DF
“O Metrô-DF informa que a ocorrência gravada em vídeo se deu na estação Terminal Samambaia. No momento do desembarque do usuário cadeirante, uma dupla de seguranças verificou o desembarque do mesmo na plataforma da estação e recebeu a informação que a escada rolante estava descendo. A partir desse momento, a segurança acionou a equipe de empregados da estação para reverter a escada e viabilizar a subida do usuário cadeirante. Antes da atuação do empregado da estação para reversão da escada, o usuário resolveu não aguardar e já seguiu para o mezanino.
Ressaltamos que, mais cedo, o usuário cadeirante embarcou na estação Terminal Samambaia, tendo sido abordado pelos empregados da estação e orientado a aguardar o acompanhamento de empregado da operação. No entanto, o usuário cadeirante não aguardou o apoio para o embarque e desceu com seu acompanhante. No retorno retratado nas imagens do vídeo, o usuário cadeirante novamente não aguardou o apoio dos empregados da área operacional. Ademais, os empregados de segurança conduziram a cadeira até o mezanino
O Metrô-DF reforça que realiza uma atividade especializada de atendimento às pessoas com deficiência que acessam o sistema, acompanhando desde o embarque ao desembarque dos trens. No caso em questão, o usuário cadeirante estava acompanhado e não solicitou acompanhamento, tão pouco aguardou o apoio oferecido pelos empregados da operação, infelizmente.
Em relação ao elevador da estação Terminal Samambaia, ele teve a porta desalinhada e algumas roldanas quebradas por ação de algum usuário na manhã de hoje. A manutenção da empresa já efetuou os reparos e o elevador já está operacional.”
LEIA TAMBÉM:
COBRANÇA: Cachorro foge e dona recebe pedido de resgate no DF
VÍDEO: Criança de 2 anos é atropelada na porta de casa no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Mais Notícias