10 de janeiro de 2025

Servidores do ICMBio de Fernando de Noronha fazem protesto por melhorias no Dia Mundial do Meio Ambiente

Funcionários do órgão pediram reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente e melhoria das condições de trabalho. Servidores do ICMBio fizeram protesto em Noronha
Victória Nascimento/Acervo pessoal
Os servidores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) realizaram um protesto, nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. O ato aconteceu na Praia do Sancho e no Mirante Baía do Porcos. Os funcionários do órgão pediram a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente e melhoria das condições de trabalho.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp
A chefe do ICMBio em Fernando de Noronha, Lilian Hangae, disse que a categoria enfrenta problemas de desvalorização pelo Governo Federal. Ela explicou que os servidores tiveram uma perda de 75% do poder de compra e mais de 25% de evasão dos convocados no último concurso.
Participaram 37 trabalhadores, incluindo analistas, fiscais, voluntários e profissionais terceirizados.
O analista ambiental Mário Douglas Oliveira declarou que os funcionários também lutam por melhores condições de trabalho.
“Temos problemas com corte de orçamento que comprometem a contratação de agentes temporários ambientais, bolsistas, contratos de manutenção de veículos e prestação serviços terceirizados. A situação não é boa”, informou o analista.
LEIA TAMBÉM
Mutirão recolhe mais de três toneladas de lixo na abertura da Semana do Meio Ambiente em Noronha
O ICMBio é responsável pela fiscalização do Parque Nacional Marinho, que representa 70% da ilha de Fernando de Noronha, criado em 1988. Os funcionários mais antigos também participaram do protesto.
“São anos de lutas e batalhas. É importante que todos tomem ciência das dificuldades das condições de trabalho que nos são oferecidas, o que incomoda nós, servidores”, afirmou o coordenador de Educação Ambiental do ICMBio, Marcos Aurélio da Silva.
O g1 entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do ICMBio e do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, para saber se as reivindicação dos servidores serão atendidas, mas até a publicação desta matéria não recebeu resposta.
Filhotes de tubarão-limão são encontrados com anzol de pesca em Fernando de Noronha
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Mais Notícias