Opte por vinhos brancos ou tintos leves; espumantes também são opções excelentes. Nada melhor que um fondue de queijo acompanhado de um bom vinho para se aquecer numa noite fria, não é mesmo? Se você está pensando em organizar um jantar romântico ou com amigos, escolha bem sua garrafa de vinho para fazer bonito.
O fondue de queijo é um prato de textura cremosa, muito gorduroso, mas de sabor bastante delicado. Por isso, o ideal é harmonizá-lo com vinhos de bastante acidez que ajudam a amenizar a gordura e a limpar a boca, e que tenham texturas e sabores que não “atropelem” os queijos.
Rótulos brancos são ótimas opções, pois, em geral, são mais delicados que os tintos. As uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling costumam combinar bem com fondue de queijo.
Mas se você não abre mão de vinho tinto, opte por rótulos mais frescos, sem passo por barrica, e com corpo mais “leve”, como um Pinot Noir. Graças às bolhas, os espumantes também são excelentes opções.
Quinta do Valdoeiro Chardonnay
Da região portuguesa da Bairrada, este vinho branco da vinícola Caves Messias passa por fermentação parcial em carvalho francês, o que lhe confere maior complexidade. No nariz, apresenta aromas intensos com notas exóticas de maracujá e nuances de erva fresca cortada. Em boca, mostra-se fresco, ligeiro e com toques minerais.
Divulgação
Reserva Familiar Sauvignon Blanc
Este branco do Uruguai da vinícola familiar Montes Toscanini apresenta aromas intenso e fresco, com notas cítricas e tropicais. Em boca, tem acidez marcada, é refrescante e agradável. É perfeito também com saladas, peixes e queijos moles.
Divulgação
Vinho OH01 Riesling Seco
Este branco alemão produzido pela vinícola Oscar Hausmann apresenta aromas minerais e de maçã verde. Em boca, tem notas de especiarias, é refrescante e agradavelmente mineral.
Divulgação
Norton Altura Pinot Noir
Este tinto elaborado pela premiada vinícola argentina Norton no famoso terroir do Vale do Uco tem elegantes aromas florais que lembram violetas e notas de cerejas. Em boca, destacam-se a ótima acidez e os taninos macios. Estagia 6 meses em tanques de concreto.
Divulgação
Espumante 3B Blanc de Blancs
A premiada enóloga portuguesa Filipa Pato assina esse espumante branco com belos aromas minerais e notas defumadas. Em boca, destacam-se os delicados sabores que lembram pera e erva-doce, com notas de tomilho e mel. Elaborado pelo método tradicional (o mesmo dos champanhes). Amadureceu por 9 meses sur lie. Acompanha também peixes, canapés e queijos leves.
Divulgação