Cálculo foi feito pelo professor de física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Adevailton Bernardo dos Santos com base no vídeo. Mesmo com o som da locomotiva, ciclistas posaram para fotos e vídeos até o momento em que a vítima foi atingida pelo trem. Ciclista é atingida por trem ao tentar tirar uma selfie em Uberaba
A sensação do impacto do trem que atingiu uma ciclista enquanto ela posava para uma selfie com um grupo de amigas na zona rural de Uberaba, pode ter chegado a 300 kg. O cálculo foi feito pelo professor de física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Adevailton Bernardo dos Santos, a pedido do g1, com base no vídeo que registrou o acidente (veja as imagens acima).
Segundo o professor, no momento da colisão, a velocidade do trem era de cerca 20 km/h, podendo variar entre 15 e 25 km/h.
“Estimo que o corpo deve ter levado algo em torno de 2000 Newtons, o que equivale a um peso de 200 kg aplicado somente na área da colisão, que por ser muito pequena pode fazer a sensação de pressão ser bem maior, chegando a 300 kg”, explicou.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Pouco antes do trem atingir a ciclista, o maquinista chegou a buzinar ao menos duas vezes antes do acidente.
Mesmo com o som da locomotiva, o grupo continuou posando para fotos e vídeos até o momento em que a vítima foi atingida e lançada para o lado, atingindo a colega que fazia a foto.
O acidente aconteceu na linha férrea da empresa VLI, próximo à Estação Ferroviária de Palestina, em abril, mas as imagens só repercutiram agora.
O vídeo gravado por uma das integrantes do grupo que fazia trilha de bicicleta flagra o momento exato do impacto. A mulher atingida se posicionou para a foto muito próxima da linha do trem no momento em que a locomotiva se aproximava.
Logo após o impacto é possível ouvir a mulher gritando: “Me deita, me deita”. Uma das colegas pergunta: “O que aconteceu”, e ela responde: “Bateu em mim”, e uma outra ciclista tenta acalmá-la: “Calma, tudo bem, respira, respira”.
Vítima de trem; foto; selfie; uberaba
Reprodução/Rede Social
Os bombeiros informaram que durante o atendimento a vítima disse que não avaliou a proximidade com a linha do trem. Ela estava consciente e reclamou de dor na região das costelas e os militares identificaram que ela aparentava ter fraturado uma delas.
A ciclista foi levada para o hospital. A colega que estava próxima teve um corte na coxa devido ao impacto da vítima arremessada contra ela.
VÍDEO: Ciclista posa para selfie perto de trilhos e é atingida em cheio por trem em Uberaba
Ciclista atingida por trem ao posar para selfie diz que ‘não avaliou a proximidade’ com trilhos
Maquinista do trem buzinou duas vezes antes de atingir ciclista que posava para selfie
O g1 tentou contato com a vítima por telefone e mensagens de texto, mas ela não quis dar entrevista. O acidente aconteceu no dia 13 de abril e no dia 25 do mesmo mês ela fez uma publicação em uma rede social agradecendo as orações que recebeu.
Publicação feita pela ciclista na rede social.
Redes Sociais | Divulgação
Em nota, a empresa VLI, dona da locomotiva, disse apuras as circunstâncias do acidente e orienta as pessoas a ter um comportamento mais cuidadoso em relação à ferrovia. Veja as orientações:
manter sempre distância segura da faixa de domínio, pois o trem não ocupa apenas o espaço dedicado à linha férrea
evitar fazer vídeos e fotos próximo à linha do trem estão entre as dicas de segurança para evitar ocorrências.
a distração por aplicativos de celular ou a pressa não valem a segurança de condutores, pedestres e ciclistas.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
gif uberaba mulher atingida por trem ciclista acidente
Redes Sociais/Reprodução
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas