Fiscalização foi realizada em estabelecimento de Guaraí nesta quinta-feira (6), após denúncia. Além de carnes, Vigilância Sanitária recolheu quilos de mandioca nas mesmas condições. Fiscais no estabelecimento
Divulgação/Vigilância Sanitária de Guaraí
Uma fiscalização feita em um mini mercado de Guaraí, na região centro-norte do estado, apreendeu mais de 300 kg de produtos que estavam armazenados em condições precárias de higiene. A Vigilância Sanitária Municipal chegou até o local após receber denúncias da situação do açougue.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo Vanderlito Alves Vilanova, coordenador do órgão de fiscalização, a visita aconteceu nesta quinta-feira (6). Inspetores e fiscais encontraram na área de açougue diversos tipos de carnes bovinas congeladas e expostas à venda, mas não estavam aptas ao consumo.
Mosca foi encontrada em carne moída
Divulgação/Vigilância Sanitária de Guaraí
Os fiscais encontraram carne moída guardada em sacolas e devido à péssima condição de armazenamento, havia moscas no produto. Além das geladeiras com resíduos, o chão do açougue estava todo marcado com o sangue que escorria das carnes penduradas.
Também havia quantidades de linguiça caseira sem registro do órgão competente, carne bovina para desossa com parte da medula óssea – considerada pelo órgão como irregular -, além de mandioca em embalagem sem rótulo e registro do órgão competente.
Segundo o coordenador, foram apreendidos no total 312.201 kg de produtos, sendo 307.051 kg de carnes e 5.150 kg de mandioca. Sem estarem em condições adequadas para venda e consumo, os itens foram descartados no lixão municipal.
Açougue de mini mercado foi interditado
Divulgação/Vigilância Sanitária de Guaraí
LEIA TAMBÉM:
Produtos falsificados apreendidos pela Receita Federal e avaliados em R$ 5 milhões serão destruídos
Operação da Receita Federal fecha shopping de importados e apreende R$ 3 milhões em mercadorias
O estabelecimento foi autuado pela irregularidade e teve a área de açougue interditada pelas condições precárias de higiene, falta de organização e odor forte.
A Vigilância Sanitária alertou que os comerciantes deve seguir a legislação e cumprir as normas sanitárias, para que a a população que consumir os produtos não corra riscos à saúde.
Carnes estavam em condições impróprias para o consumo
Divulgação/Vigilância Sanitária de Guaraí
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.