11 de janeiro de 2025

Motorista é condenado a uma pena de 4 anos por atropelar e matar pedestre em Santarém; o acidente aconteceu em 2017

O acusado, José Genivaldo, apresentava sinais de embriaguez quando conduzia o veículo que atropelou quatro pedestres de uma mesma família. Réu José Genivaldo Alves de Sousa pegou 4 anos de prisão em regime aberto por homicídio culposo
Reprodução / Tv Tapajós
Um motorista identificado como José Genivaldo Alves de Sousa, acusado de atropelar e matar um pedestre em 2017, foi julgado e condenado na manhã desta quinta-feira (6) em mais uma sessão do júri no Fórum de Justiça de Santarém, oeste do Pará. José recebeu uma pena de 4 anos de prisão, em regime aberto, pelo crime homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
O acidente
O acidente aconteceu na noite de 5 de novembro de 2017, na rua E, bairro Nova República, em Santarém. José Genivaldo, embriagado, conduzia um veículo quando atingiu quatro pedestres de uma mesma família. Antonio de Sousa Silva, uma das vítimas, não resistiu aos ferimentos e faleceu ao dar entrada no Pronto Socorro Municipal.
As demais vítimas, Francisca Romaria Lauriano dos Santos, Nelito Pereira dos Santos e Nathalia Lauriano dos Santos, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas ao Pronto Socorro Municipal, e sobreviveram.
Tentativa de Fuga
Segundo o relatório do processo, após o acidente, José Genivaldo tentou fugir do local sem prestar socorro às vítimas. No entanto, foi perseguido por populares e, durante a fuga, perdeu o controle do veículo, que capotou. Mesmo após o capotamento, ele tentou escapar, mas foi contido pelas pessoas que viram o acidente.
O Julgamento
O julgamento contou com o depoimento de oito testemunhas. O advogado Igor Célio de Melo Dolzanis defendeu José Genivaldo, enquanto a Promotoria de Justiça do Júri atuou na acusação. O júri foi presidido pelo juiz Gabriel Veloso, titular da 3ª Vara Criminal de Santarém.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias