Produtor deve fazer análises de laboratório para saber o que o solo precisa Análises de solo ajudam produtor a ter certeza do equilíbrio necessário para o desenvolvimento da planta
Vereda Comunica
Uma presença equilibrada de nutrientes no solo é chave para garantir um bom desenvolvimento de raízes saudáveis na fruticultura, especialmente no caso da produção de alto padrão como a realizada no Vale do São Francisco. Como a raiz é considerada o cérebro da planta, porque é nela onde todos os processos de desenvolvimento começam e é no solo onde ela cresce e se desenvolve, ele precisa fornecer a ela toda a nutrição necessária. Solo bem nutrido é, portanto, o primeiro passo para uma boa produtividade.
De acordo com a equipe técnica da Seiva do Vale, um dos itens que precisam estar presentes de forma equilibrada no solo para auxiliar o crescimento de raízes é o enxofre, que provoca um efeito chamado “flocular”. A expressão é usada para descrever o trabalho de aeração que ele provoca na terra, aumentando o espaço entre as partículas de solo. O efeito é semelhante ao que o fermento provoca no bolo, que fica fofinho, ao contrário do bolo solado.
Além disso, existem muitas bactérias que dependem do enxofre para sobreviver. Essas bactérias chegam a produzir ácido sulfúrico, que dessaliniza solos considerados salinos sódicos, por exemplo, que são solos com quantidades prejudiciais de sais solúveis. No caso de solos totalmente degradados, o enxofre oferece uma contribuição importante e comprovada.
Conjunto de nutrientes
O conjunto de nutrientes mais importante para a planta é formado por fósforo, zinco, cálcio e boro. Eles contribuem não apenas para a formação de boas raízes, mas também têm outros efeitos. O cálcio e o boro são dois nutrientes necessários para a formação de uma boa estrutura reprodutiva das plantas. A combinação entre eles é essencial para a adequada floração e frutificação das espécies. Já o zinco contribui para o crescimento da planta, enquanto o fósforo contribui na transferência de energia.
Além deles, os aminoácidos têm tido resultados comprovados e já há grande volume de artigos científicos comprovando que eles têm papel importante no sistema radicular. Eles também contribuem para a defesa e resistência das plantas.