11 de janeiro de 2025

Presença de carbono no solo auxilia absorção de nutrientes e formação de raízes

Elemento se soma à microbiologia para garantir nutrição equilibrada. Raízes robustas foram resultado de uso de produto da BioGrow
Acervo/Seiva do Vale
A presença de carbono e de microbiologia nos primeiros 5 cm de profundidade do solo é um sinal importante de que o solo está preparado para fortalecer as raízes da videira, mas sua concentração em 40 cm pode garantir uma nutrição equilibrada para a planta. Isso é importante para garantir uma produtividade de acordo com as expectativas para o tipo de cultura observada no Vale do São Francisco.
O carbono é importante porque ajuda a disponibilizar os nutrientes presentes no solo para a planta. Isso acontece porque ele tem carga negativa, enquanto cálcio, magnésio, potássio são cargas positivas. As moléculas se ligam à cadeia carbônica e disponibiliza os nutrientes.
Fontes de carbono
Outro conjunto importante para a formação de boas raízes é a presença de ácidos orgânicos, que são fonte de carbono. Os ácidos fúlvicos são os principais componentes da matéria orgânica do solo, com ação no metabolismo e crescimento das plantas, influenciando a absorção e o transporte de nutrientes porque altera a área superficial das raízes.
O carbono pode ser encontrado em diversos tipos de matéria orgânica, em condicionadores de solo como o Biokondik, no popular esterco, no bagaço de coco, na palha e no bagaço da cana, por exemplo. A variedade de opções, com características distintas, permite ao produtor avaliar custos e benefícios mais interessantes para sua realidade.

Mais Notícias