Com tecnologias de ponta, a YANMAR investe em motores mecânicos de média rotação e no uso de combustíveis renováveis para navios de cabotagem
Crédito: YANMAR
A YANMAR, multinacional japonesa conhecida pela inovação em motores e soluções industriais, está ampliando sua atuação no setor marítimo com um enfoque especial na cabotagem e no uso de combustíveis renováveis. Neste quesito, a filial de Manaus tem se destacado pela comercialização de motores marítimos que combinam alta eficiência, fácil manutenção e baixo consumo de combustível. Esses motores, além de atenderem às rigorosas normas de emissões internacionais, estão prontos para operar com combustíveis alternativos como o LNG (gás natural liquefeito) e, em breve, metanol.
Inovação em motores de Cabotagem
A linha de motores auxiliares da YANMAR, especificamente as séries 6EY18 e 6EY22, está projetada para atender às demandas da cabotagem. Com potências variando de 360 a 1425 kWe, esses motores mecânicos de média rotação são reconhecidos por sua durabilidade, eficiência e baixo custo de manutenção.
“Nossos motores de 6 cilindros em linha não só consomem menos combustível e óleo lubrificante, como também são fáceis de manter, com ferramentas especiais fornecidas para reparos”, destaca Igor Cabral, gestor da filial da YANMAR em Manaus.
Além disso, esses motores cumprem as regulamentações IMO Tier II e IMO Tier III, graças ao sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) próprio da companhia, garantindo emissões significativamente reduzidas.
Compromisso com combustíveis renováveis
A YANMAR vem avançando no desenvolvimento de motores que operam com combustíveis renováveis. O modelo 6EY22, por exemplo, já pode operar com LNG e está em desenvolvimento para o uso de metanol, um combustível renovável visto como essencial para a redução das emissões de carbono até 2050. Além disso, o modelo 6EY18 também está sendo adaptado para operar com metanol, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
“Estamos desenvolvendo esses motores para operar com metanol devido à sua capacidade de reduzir significativamente as emissões, ajudando a atingir as metas globais de carbono zero até 2050”, explica Cabral.
Ele ainda menciona que a empresa está estudando a aplicação de células de hidrogênio e amônia como combustíveis futuros, embora essas tecnologias ainda estejam em fases iniciais de desenvolvimento.
Crédito: YANMAR
Atenta às demandas futuras do setor marítimo, a multinacional japonesa já possui embarcações movidas a LNG em algumas partes do mundo, vem se preparando para a crescente demanda por combustíveis alternativos.
“O uso de metanol e outros biocombustíveis renováveis está no nosso horizonte, e estamos investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento para garantir que nossos motores não apenas atendam, mas superem as expectativas do mercado em termos de sustentabilidade e desempenho”, conclui Cabral.
Com um portfólio robusto e uma visão clara para o futuro, a YANMAR continua a liderar a inovação no setor de cabotagem, proporcionando soluções que combinam alta eficiência e sustentabilidade.
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