11 de janeiro de 2025

Cidades do centro-oeste paulista promovem ‘Dia D’ contra pólio e de multivacinação neste sábado; veja onde se vacinar

Ações de imunização contra a poliomielite acompanham uma campanha de âmbito nacional. Em Bauru (SP), prefeitura aplicará também vacinas contra gripe, dengue e Covid-19. Campanhas de vacinação contra Covid-19 e Poliomielite têm novas etapas na região
Arquivo Pessoal
As cidades do centro-oeste paulista promovem neste sábado (8) um “Dia D” de vacinação contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil ou pólio, e de multivacinação, com a aplicação de vacinas contra gripe, dengue e Covid-19, além de outros imunizantes que integram o calendário de vacinação infantil. Para cada cidade, veja abaixo onde se vacinar.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
No caso da vacinação contra a poliomielite, as ações acompanham uma campanha de âmbito nacional que tem como objetivo atingir pelo menos 95% de cobertura da vacina e, com isso, reduzir o risco de reintrodução da doença no país. A ação segue até o dia 14 de junho.
Bauru
Em Bauru (SP), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) vão funcionar neste sábado das 8h às 16h, e haverá aplicação das vacinas contra gripe, Covid-19 e dengue, além da campanha contra a poliomielite. Veja a relação das unidades e os endereços no link.
De acordo com a prefeitura, não será necessário agendamento e os interessados em tomar as vacinas devem apresentar um documento de identificação pessoal, preferencialmente CPF ou cartão do SUS.
Os menores de idade devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável. Além disso, é importante que os pais levem a carteira de vacinação das crianças para que as equipes das unidades de saúde possam conferir eventuais doses pendentes e já realizar a aplicação das vacinas.
Vacina contra a pólio
A campanha, de caráter nacional, visa atualizar as carteiras de vacinação de crianças menores de 5 anos, além de aplicar uma dose adicional da vacina oral da poliomielite nas crianças com idade de 1 a 4 anos.
As vacinas VOP (vacina oral poliomielite) e VIP (vacina inativada poliomielite) são os dois imunizantes disponíveis no Brasil para proteger contra a poliomielite. Desde 2016, o esquema contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável para crianças com 2, 4 e 6 meses.
Além disso, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, conhecida como gotinha.
A doença está erradicada no Brasil desde 1989. No ano de 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Para que a situação permaneça dessa forma, é necessário que a população continue completando o esquema vacinal das crianças.
Vacina contra a gripe
Podem receber a vacina todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais que ainda não foram vacinadas nesta campanha. As pessoas que são dos públicos prioritários e ainda não foram vacinadas também podem procurar as salas de vacinação do município.
A vacina da Influenza é anual e aplicada em dose única para reduzir casos graves e óbitos. Contém três cepas de vírus, Influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B, protegendo dos principais vírus circulantes. Pode ser administrada com outras vacinas do Calendário Nacional, incluindo a da Covid-19, exceto a da dengue, que não deve ser aplicada simultaneamente.
Vacina contra a dengue
A vacina da dengue é ofertada às crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, obedecendo ao esquema vacinal de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e segunda dose.
Vacina contra a Covid-19
Também está disponível a vacina monovalente da Covid-19 XBB, direcionada aos públicos prioritários.
Esta versão monovalente da vacina, da fabricante Moderna, está atualizada para a variante XBB 1.5, uma subvariante da ômicron, e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Ela vai substituir, gradualmente, todas as vacinas contra Covid-19 que estavam sendo utilizadas.
Além dos idosos acima de 60 anos, todas as pessoas acima de cinco anos que se enquadrem nos demais grupos prioritários poderão ser vacinadas com o imunizante do laboratório Moderna. Os grupos prioritários são:
Gestantes;
Puérperas;
Imunossuprimidos;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
Indígenas;
Ribeirinhos;
Quilombolas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas privadas de liberdade (a partir de 18 anos);
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
Pessoas em situação de rua.
Para receber a dose da monovalente, a pessoa que faz parte de um dos grupos prioritários deve ter recebido a última dose da vacina contra a Covid-19 há, pelo menos, três meses.
Conforme o Ministério da Saúde, no calendário nacional de rotina, crianças com até quatro anos, 11 meses e 29 dias completamente vacinadas com três doses deverão receber mais uma dose da vacina monovalente Moderna.
Crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias imunocomprometidas que nunca se vacinaram deverão receber o esquema primário de três doses da vacina monovalente Moderna, sendo a diferença da primeira dose para a segunda com intervalo de quatro semanas e a segunda para a terceira dose com intervalo de oito semanas.
Crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias que nunca receberam nenhuma dose da vacina contra Covid-19 deverão receber duas doses da vacina monovalente.
Já as pessoas com idade entre cinco e 59 anos, nunca vacinadas para a Covid-19 e que não fazem parte dos grupos prioritários terão a oportunidade de receber uma dose da vacina Covid-19 monovalente XBB.
Marília
Em Marília, a vacinação contra a paralisia infantil será em quase todas as unidade de saúde (UBSs) e unidades de Saúde da Família (USFs) de Marília, das 8 horas às 17 horas, exceto nos distritos de Rosalia, Santa Helena, Dirceu, Avencas e Amadeu Amaral.
Botucatu
Botucatu (SP) é mais uma cidade a participar do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, neste sábado. A ação irá ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde, que atenderão das 8h às 17h.
Para receber a dose da vacina, que será aplicada em gotinhas, basta procurar a unidade de saúde mais próxima, levando a carteira de vacinação da criança. Veja o endereço das unidades aqui.
Além disso, os dois shoppings da cidade terão postos volantes para imunização contra Influenza. Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade pode se vacinar. É importante que as pessoas levem um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias